Internacional

Evacuação em massa e risco de colapso: incêndio em Atlanta, nos EUA, destrói conjunto habitacional

Prédio ainda corre risco de colapsar após três dias de trabalho dos bombeiros na tentativa de apagar focos do incêndio provocado por fogos de artifício

Agência O Globo - 13/11/2023
Evacuação em massa e risco de colapso: incêndio em Atlanta, nos EUA, destrói conjunto habitacional
EUA

Centenas de pessoas foram evacuadas de um complexo residencial em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos, após um incêndio provocado por fogos de artifício se alastrar pelos apartamentos. O fogo começou a se espalhar na última sexta-feira (10), mas depois de 24 horas os bombeiros ainda estavam mobilizados para apagar vários focos do incêndio.

Segundo a Associated Press e a polícia de Atlanta, o incêndio começou após um casal acender os fogos de artifício no telhado de um dos apartamentos. Um homem e uma mulher foram detidos acusados de negligência e de danos criminosos sobre propriedade privada.

Mais de 100 pessoas que moravam no conjunto habitacional foram retirados às pressas de suas casas em uma grande operação de evacuação, que foi apoiada pela Cruz Vermelha Internacional. Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas devido à inalação de fumaça.

Segundo o Departamento de Bombeiros de Atlanta, o prédio corre risco de colapsar e que não há previsão para os moradores retornarem aos apartamentos para recolherem seus pertences.

— É por isso que estamos mantendo todo mundo fora. Assim podemos avaliar e ter certeza de que não há perigo, porque se cair, não será cauteloso. Será bastante catastrófico”, disse o bombeiro Mike Rumsey.