Internacional

Grupo que deixou Gaza embarca em avião da FAB rumo ao Brasil

A expectativa é de que o voo chegue a Brasília às 23h30 desta segunda-feira

Agência O Globo - 13/11/2023
Grupo que deixou Gaza embarca em avião da FAB rumo ao Brasil
Foto: GovBR e FAB

O grupo de 32 pessoas que deixou a Faixa de Gaza embarcou na manhã desta segunda-feira na aeronave VC-2 (Embraer 190) da Força Aérea do Brasil (FAB) na capital do Egito, Cairo, rumo ao Brasil. No domingo, os 22 brasileiros, sete palestinos com residência no país e três parentes conseguiram deixar o enclave palestino após tentativas frustradas desde o início do conflito entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas, em 7 de outubro.

Guerra Israel X Hamas: Acompanhe a cobertura completa

Coletiva: Mauro Vieira diz que situação dos 32 brasileiros que deixaram Gaza está 'resolvida' e ironiza embaixador de Israel: 'Não conheço'

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), estão previstas paradas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife, onde o grupo deve ser recepcionado pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho.

A expectativa é de que o voo chegue a Brasília às 23h30 — veja detalhes no infográfico abaixo:

Quando o avião tocar o solo da capital federal, o governo brasileiro terá transportado 1.477 passageiros — 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma—, além de 53 animais domésticos, nos últimos 37 dias. Três aeronaves da FAB e duas da Presidência da República foram utilizadas na chamada Operação Voltando em Paz.

Hasan Rabee: Quem é o palestino com cidadania brasileira que fez 'diário de guerra' nas redes

A caminho do Brasil: Conheça Shahed al-Banna, jovem palestina com cidadania brasileira que denunciou o desespero da guerra nas redes

A previsão inicial era que 34 pessoas sairiam de Gaza, mas duas delas (uma mãe e sua filha de 12 anos) decidiram permanecer no enclave por "motivos pessoais", segundo o Itamaraty.

“Chegamos ao Egito com apoio do governo federal. Muito obrigado, presidente Lula”, anunciou Hasan Rabee, palestino com cidadania brasileira de 30 anos, que ficou conhecido nacionalmente após começar a usar as redes sociais para denunciar a guerra e relatar a situação daqueles que desejavam voltar ao Brasil.

O grupo enfrentou uma viagem de entre seis e sete horas até a capital do país, Cairo, onde chegou ao redor das 19h (horário de Brasília) e passou a noite em um hotel. Antes, fizeram uma parada para almoço na cidade de el-Arish, de onde Rabee postou um vídeo mostrando as crianças brincando na praia — no grupo, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

“Estavam presos por mais de 35 dias. Chegamos aqui para almoçar e todo mundo correu para a praia”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo ainda não confirmou se ele se encontrará com o grupo, celebrou na rede X (antigo Twitter) a travessia, parabenizando o “Itamaraty e a FAB [Força Aérea Brasileira] pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz”.