Internacional
Hospedagem, regularização de documento e vacinas: saiba o que será oferecido a brasileiros resgatados de Gaza
Grupo deverá chegar ao país na noite de segunda-feira e passar dois dias em estrutura da FAB, em Brasília, antes de seguir ao interior de São Paulo
Os brasileiros retirados neste domingo da Faixa de Gaza, que devem chegar ao Brasil na noite de segunda-feira, terão direito a diversos serviços. Além de acomodação, eles também vão ter apoio para regularizar sua situação no país, acesso a programas sociais e ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Infográfico: Entenda a logística para a repatriação do grupo do Brasil que deixou Gaza neste domingo
Hasan Rabee: Quem é o palestino com cidadania brasileira que fez 'diário de guerra' nas redes
Foram resgatadas 32 pessoas. Nos casos que forem necessários, o governo vai oferecer acesso a documentação, como carteira de identidade e de trabalho.
Assim que chegaram ao Brasil, eles ficarão hospedados em uma estrutura da Aeronáutica, em Brasília, por dois dias. Lá, receberão também cuidados médicos, imunização e apoio psicológico.
Abrigo oferecido pelo governo
Parte dos brasileiros já têm local para ficar depois disso. Cerca de metade do grupo, contudo, não tem onde ficar, e serão direcionados para um abrigo do governo no interior de São Paulo, sem um prazo máximo de permanência.
Ao vivo: Após cruzar fronteira para Egito, grupo do Brasil segue para o Cairo
— Na chegada ao Brasil há todo um esquema de recepção e depois de contato com famílias. Existe também a disponibilização de abrigos em que poderão ficar hospedados até o momento necessário — afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista coletiva neste domingo.
De acordo com Vieira, os ministérios do Desenvolvimento Social e da Casa Civil irão oferecer apoio.
— O Ministério do Desenvolvimento Social, junto com a Casa Civil, tem esse sistema de apoio, de acolhimento, que será disponibilizado, (fornecendo) identidade, permissão de trabalho, acesso ao SUS, acesso à toda rede de apoio social para os refugiados.
Em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto Botelho, reiterou que a ajuda vai se estender pelo período que for preciso.
“Estamos preparados para o tempo que for necessário, para que essas pessoas possam se integrar ao nosso país. Não há prazo limite fixado. Estamos prontos para recebê-los da melhor forma. Eles ficarão em um local com longa experiência de acolhimento de refugiados da forma mais completa, mais digna, sem prazo”, afirmou.
Lula celebra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou neste domingo na rede X (antigo Twitter) a chegada ao Egito do grupo de brasileiros que estava na Faixa de Gaza e desejava atravessar a fronteira, parabenizando o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira (FAB) "pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz".
A saída do grupo de Gaza ocorreu após uma longa espera desde o início do conflito entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas, em 7 de outubro, e na sequência de uma tentativa frustrada na última sexta-feira, quando a fronteira foi novamente fechada antes da reabertura neste domingo.
Agora, a expectativa é de que eles cheguem ao Cairo por volta das 20h, no horário local (15h em Brasília). De acordo com a FAB, a previsão de decolagem é na segunda, às 11h50, no horário local (6h50 em Brasília). Estão previstas paradas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife, com expectativa de chegada às 23h30, horário de Brasília. Ainda não há definição se Lula vai se encontrar com o grupo em algum momento.
Mais lidas
-
1NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
2ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
3ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios