Cidades
Enfermeira de Arapiraca capacita profissionais em saúde infantil junto ao MS

A Saúde de Arapiraca segue sendo destaque nacional. Por meio da Prefeitura, a enfermeira pediátrica Lousanny Caires, da Secretaria Municipal, esteve junto ao Ministério da Saúde para apresentar um projeto pioneiro na incorporação do Aplicativo AIDPI para atendimento de crianças nas UBS do município.
A estratégia AIDPI, que significa “Atenção integrada às doenças prevalentes na infância”, é uma metodologia utilizada para reduzir a mortalidade infantil por meio de capacitação a profissionais que atendem crianças de até 5 anos na Atenção Primária.

O projeto é fruto do mestrado em Saúde Materno-Infantil realizado pela enfermeira, que é multiplicadora e coordenadora do projeto de capacitação da AIDPI, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (Mesp/UFF). Ele foi apresentado para representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde, em Brasília, durante uma ação que acontece no período de 6 a 10 de novembro.
A enfermeira representa Arapiraca o estado de Alagoas na equipe de facilitadores do MS/OPAS, contribuindo para a formação de enfermeiros e médicos dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) de todo o território nacional. A Capital do Agreste vem se destacando na implementação da estratégia AIDPI e atualmente é o quarto município, a nível nacional, com maior número de profissionais certificados.
O feito é motivo de comemoração para toda a equipe que faz a Saúde do município, incluindo a secretária Jackelline Barbosa. “Ter profissionais de saúde de referência nacional é um grande orgulho para nosso município, parabenizo a enfermeira por toda sua dedicação e compromisso com saúde pública. A Estratégia AIDPI é um grande avanço na atenção à saúde das nossas crianças”, salientou.
A ação faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo MS, por meio das secretarias de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e Especial de Saúde Indígena (SESAI) com parceria da OPAS, para redução da morbimortalidade infantil.
Mais lidas
-
1URGENTE
Jovem desaparece após Noite dos Namorados em Palmeira dos Índios; família faz apelo por informações
-
2BOLSONARISTA
PF prende ex-ministro Gilson Machado em Recife; ele é dono da banda Brucelose, que tocará em Palmeira dos Índios
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4LUTO
Funcionária da Associação Comercial morre após infarto em local de trabalho em Palmeira dos Índios
-
5DESAPARECIMENTO
Desaparecimento de jovem mobiliza Polícia em Palmeira dos Índios