Variedades

Morte precoce, sambista raiz... Veja curiosidades sobre Mussum, que tem história retratada em filme

Artista teve vida agitada tanto na TV, nos palcos e seguiu carreira militar

Agência O Globo - 03/11/2023
Morte precoce, sambista raiz... Veja curiosidades sobre Mussum, que tem história retratada em filme
mussum ailton graça - Foto: AGENCIA BRASIL

Desde esta quinta-feira (2), o público tem a chance de conferir nos cinemas "Mussum, o filmis", longa que estreou esta semana e que retrata a vida de Mussum, o eterno comediante que ficou marcado por ser um dos integrantes de "Os trapalhões". Mas não foi só no humor que o artista deixou sua marca.

Retorno: Monica Iozzi volta para as redes sociais após tratamento e se diz curada: 'Tive uma doença atrás da outra'

Estreia: Mussum no cinema, Ailton Graça aponta influências do comediante em sua vida e diz que filme 'conta a história corrigindo erros'

O filme dirigido por Silvio Guindane mostra o carioca desde sua infância, com passagem pela carreira militar, sua paixão pelo samba, sua alma carnavalesca, além de outras curiosidades não tão conhecidas. Confira cinco fatos da vida de Mussum que pouca gente sabe.

Sonho de criança e carreira militar

No filme, é mostrada a paixão de Mussum pelo futebol. Ainda menino, ele compartilhava do mesmo sonho que muitas crianças da idade dele tinham, que era ser jogador. Mas, quando saiu da adolescência, ele entrou para a aeronáutica.

Ele foi cabo, considerado um soldado exemplar. Ao mesmo tempo, era uma pessoa do samba, ritmo que conheceu ainda novo. Em uma das primeiras cenas do filme, o Mussum, ainda menino, sobe num paredão para buscar a bola da brincadeira e se deixa hipnotizar pela roda de samba na casa do vizinho.

Quando ainda estava na aeronáutica, Mussum dava um jeito de participar das caravanas de música, em que podia mostrar seu dom artístico.

Sambista raiz e mangueirense de corpo e alma

Com seus dotes artísticos, ele se aprimorou e iniciou sua carreira tocando reco-reco no grupo Os Modernos do Samba. Não demorou muito para ele mesmo fundar seu conjunto, Os Sete Modernos, que depois passou a ser chamado de Os Originais do Samba. Foram 13 álbuns gravados com o grupo de samba até decidir seguir carreira solo, em 1978.

A Estação Primeira de Mangueira também teve espaço no coração do humorista. Ele desfilava todos os anos, principalmente na ala de baianas, da qual era diretor de harmonia. Entre os mais íntimos, recebeu o apelido de Mumu da Mangueira. O amor pela a escola era tanto que, quando ele faleceu, a agremiação decretou luto em memória do artista.

Morte precoce

Mussum morreu de forma precoce, em 29 de julho de 1994, quando tinha 53 anos. Embora muita gente acredite que ela tenha morrido por conta de uma cirrose, ele faleceu por conta de complicações após um transplante de coração. Mussum foi sepultado no Cemitério Congonhas, no Jardim Marajoara, na zona central de São Paulo.

— Muita gente insiste em dizer que Mussum morreu de cirrose. Ele tinha um coração inchado, literalmente grande, e morreu após complicações de um transplante. Outra mentira descabida é que ele deixou a família na miséria. Todos os filhos ficaram em um caminho financeiro de prosperidade! É gostoso poder contar essa história corrigindo erros e dar a Mussum o grau de importância que merece — afirmou Ailton Graça, intérprete de Mussum no longa, em entrevista ao EXTRA.