Internacional
Moeda e selo comemorativo são lançados para comemorar os 18 anos da princesa Leonor
A princesa da Espanha, Leonor, completa 18 anos esta terça-feira, 31 de outubro. E para comemorar esta data, foram colocados em circulação dois objetos que os cidadãos que desejarem podem guardar nas suas gavetas, para recordar o dia em que a herdeira do trono atingiu a maioridade e prestou juramento à Constituição.
O primeiro dos souvenires é uma moeda de colecionador lançada pela Casa da Moeda Real. O objeto é composto por 925 milésimos de prata e cobre, pesa 18 gramas, tem 33 milímetros de diâmetro e será distribuído por meio do Banco da Espanha e “entidades públicas e designadas”.
O seu preço é de 40 euros (cerca de R$ 240), mas com ela é possível comprar nada. O rosto da princesa aparece no verso da moeda, e no topo, em sentido circular e em letras maiúsculas, aparecerá a legenda Felipe VI Rei de Espanha, bem como o ano de cunhagem, 2023, separados por um hífen. Na parte inferior, em sentido circular e em letras maiúsculas, aparece a legenda "Princesa Leonor". Ambos os textos aparecem separados por uma interpretação da Cruz da Vitória rodeado por pérolas.
No verso, o brasão da Princesa das Astúrias é reproduzido a cores. À sua direita, em duas linhas e em letras maiúsculas, o valor facial, 40 euros, e dentro de um círculo, em forma de imagem latente quádrupla, aparecem esquematizadas uma Cruz da Vitória, o símbolo da Casa da Moeda, uma coroa real e o número 23. Circundando a área central, em sentido circular descendente e em letras maiúsculas, aparece a legenda "18º aniversário de Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias".
A tiragem máxima prevista é de um milhão de unidades. As moedas serão comercializadas no site da Casa da Moeda e no Banco de Espanha.
Selo
O outro objeto que entra em circulação coincidindo com a maioridade da Princesa das Astúrias é um selo emitido pelos Correios, dentro da série Efemérides. Com uma tiragem de 124 mil exemplares e um preço de três euros a unidade (cerca de R$ 16), o desenho apresenta um retrato da princesa sobre fundo de folha de prata.
O selo pode ser adquirido nos próprios Correios, que considera o souvenir como uma forma de transmitir “a história, a cultura e os valores de um país, graças à sua linguagem universal e compreensível em qualquer parte do mundo”.
Mais lidas
-
1ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
2TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
3DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
4ESCÂNDALO DAS EMENDAS
Deputado Glauber Braga acusa Arthur Lira de “manipulação” na liberação de emendas e questiona obras em Alagoas
-
5NESTA SEGUNDA
Corpo de jovem é encontrado morto no Centro de Palmeira dos Índios