Internacional
Faixa de Gaza: faltam água e gás para brasileiros em Khan Younes, diz embaixador
Região fica a cerca de 10 km da fronteira com o Egito, que o Brasil tenta abrir para repatriar nacionais

O acesso à internet foi restabelecido na Faixa de Gaza, mas ainda ainda faltam água e gás na região de Khan Younes, a cerca de 10 km da fronteira com o Egito. As informações são do embaixador Alessandro Candeias, chefe da representação diplomática do Brasil em Ramallah, território palestino da Cisjordânia.
Ao vivo: acompanhe as últimas notícias do conflito entre Israel e Hamas
'A maioria prefere apoiar terroristas nazistas': Israel critica ONU pela resolução por trégua no conflito
Os diplomatas brasileiros conseguiram neste sábado contato com os brasileiros na região, depois de dia sem notícias.
— Faltam água e gás em Khan Younes. Há muitos mosquitos, alguns estão gripados — disse o embaixador, acrescentando que algumas crianças apresentam problemas nos olhos.
Ele também afirmou que a embaixada conseguiu um médico árabe de Jerusalém que vai fazer atendimento à distância para os brasileiros
Preços triplicaram
De acordo com os brasileiros em Gaza, os preços de alimentos, água e gás quase triplicaram na região. A embaixada brasileira se comprometeu a enviar mais recursos para compra de quantidades maiores de mantimentos, para mais dias.
— Apesar do clima permanente de tensão e medo, todos os brasileiros estão bem, com alimento, água e gás para os próximos dias. Pediram que comprássemos alguns mantimentos a mais, para o que estamos disponibilizando recursos — contou Candeias.
No total, 34 pessoas pediram ajuda do governo brasileiro para sair de Gaza: 24 brasileiros e 10 palestinos com autorização para imigração. Em Rafah, estão 18 pessoas, as outras 16 estão em Khan Younis.
O Brasil aguarda a abertura da fronteira para conseguir retirar essas pessoas de Gaza pelo Egito e embarcá-los num avião.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos