Variedades

Baby hair é tendência entre as famosas; saiba mais e veja um passo a passo em vídeo

Rihanna, Jéssica Ellen e Halle Bailey são algumas das famosas que aderiram à técnica de finalizar os penteados, que é símbolo de ancestralidade e estilo

Agência O Globo - 29/10/2023
Baby hair é tendência entre as famosas; saiba mais e veja um passo a passo em vídeo

Nos últimos tempos, o baby hair ganhou destaque como uma forma de estilizar e aprimorar ainda mais o visual feminino. A técnica, que visa a destacar aqueles pequenos fios que ficam bem próximos à testa, adiciona charme e personalidade ao look. A tendência não sai da cabeça das famosas, como as brasileiras Ludmilla, Taís Araujo e Iza ou as internacionais Alicia Keys, Rihanna e a atriz Halle Bailey, intérprete da Pequena Sereia (veja ao lado).

Na novela das nove: Barbara Reis faz fitagem por uma hora para ter os cachos de Aline de 'Terra e paixão'; saiba mais sobre o processo

Aos 54 anos: Péricles grava música infantil com a filha de 3 anos: ‘Ela pega minha mão, sai puxando, e tenho que obedecer’

O baby hair carrega uma rica história cultural, que remonta às comunidades negras e latinas dos Estados Unidos. Aprendendo a fazer e usando os produtos adequados, você pode incorporá-lo a sua rotina diária e adicionar um toque especial ao seu penteado. Nas próximas páginas, exploramos tudo o que você precisa saber sobre a técnica, desde o que ela significa, quem usa e até um passo a passo de como fazer. Confira a seguir.

O que é

O baby hair (cabelos de bebê, em português) são aqueles fios curtos e finos que nascem em volta do rosto. Enquanto algumas pessoas têm muitos, outras quase não têm. Zica Assis, especialista em cachos e crespos e fundadora do Beleza Natural, explica:

— Geralmente, o baby hair é aquele mais fino e frágil, comparado ao restante dos cabelos. Por isso, eles não se desenvolvem por completo, parando ainda na fase de crescimento. Já os outros fios têm força e densidade necessárias para alcançar o comprimento dos demais e evoluem.

As possibilidades são diversas para explorar o baby hair. É possível fazer desenhos no estilo clássico, com ondas suaves, ou até formatos muito mais elaborados.

— Dá para estilizar de acordo com o gosto de cada uma. Fazer caracóis e curvas, até corações... — lista Zica.

Intérprete de Franco: Inspirado na trama de 'Terra e paixão', Gil Coelho aceita desafio, revela talento na cozinha e prepara sorvete de morango

Buggy de R$ 204 mil: Entre no mundo da loja 'Fuzuê' e conheça detalhes do estabelecimento de 1.200m² nos Estúdios Globo

Sua história

Celebridades como Beyoncé e Rihanna ajudaram a popularizar essa estética, que ressurgiu como tendência nos últimos tempos. No entanto, sua história remonta às comunidades negras e latinas nos Estados Unidos, por volta de 1920. Hoje, o baby hair é um símbolo de ancestralidade e estilo.

— É referência na cultura preta e latina. O baby hair é usado para dar acabamento aos penteados mais simples como afropuff (coque alto com cabelos crespos e cacheados), rabo de cavalo e também na finalização das tranças box braids e nagôs — ensina Zica.

Produtos para fazer

Antes de ver o passo a passo ao lado, saiba do que você precisa para estilizar o seu baby hair. O primeiro item necessário é uma gelatina de alta fixação ou uma pomada modeladora, para fazer o penteado durar mais. Já o segundo é uma escova pequena, com cerdas fechadas. Quem não tiver uma específica para isso pode até usar uma escova de dentes limpa.

— A escova de dente é a minha queridinha para realizar essa finalização, porque ela tem as cerdas bem fechadas. Uma outra opção também é a escovinha de sobrancelhas/cílios, porque são pequenas e também possuem as cerdas fechadas — afirma Zica.

Criatividade e paciência

Com os produtos na mão, chega a hora da criatividade e da paciência, é claro. Ainda mais se for sua primeira vez.

— A prática leva à perfeição! No primeiro momento, pode ser difícil dar forma a esses cabelinhos tão pequenos. Porém, quanto mais praticar, mais perto do baby hair perfeito você vai estar — diz Zica, completando:— Como são fios mais finos e frágeis, a principal dica para cuidar do baby hair é mantê-los hidratados e nutridos. Dessa forma, eles ficarão mais alinhados e resistentes.

Caroline Sales (@carolsalesn), influenciadora de beleza, cachos e autoestima de São Gonçalo e passista da Viradouro, é uma das adeptas da técnica:

— O baby hair dá todo um charme. Então, eu não vivo sem e faço em todos os penteados. Você vai conseguir ver a diferença do acabamento final que traz. Eu amo! Espero que vocês façam aí.

A pedido da Canal Extra, Caroline criou um passo a passo superfácil para quem ainda não sabe como aderir à tendência. Veja abaixo: