Brasil

Lunar, solar, total, parcial, anular, penumbral e híbrido: conheça todos os tipos de eclipse

Segundo acontecimento astronômico de peso no mês — o primeiro foi um eclipse solar, que pôde ser visto no Norte e Nordeste brasileiro — acontece no Brasil a partir das 15h01

Agência O Globo - 28/10/2023
Lunar, solar, total, parcial, anular, penumbral e híbrido: conheça todos os tipos de eclipse

Um eclipse ocorre quando um corpo celeste, como uma lua ou um planeta, se move para a sombra de outro corpo celeste. Da Terra, podemos observar dois tipos deles: o solar ou o lunar, como o que acontece hoje, sábado, 28 de outubro. Além disso, cada um deles tem diferentes formatos. Entenda cada um deles.

O segundo acontecimento astronômico de peso no mês — o primeiro foi um eclipse solar, que pôde ser visto no Norte e Nordeste brasileiro — acontece no Brasil a partir das 15h01 (horário de Brasília) da tarde, com finalização prevista para 19h30.

Por aqui, o fenômeno será visível apenas durante a fase penumbral, que é quando a Lua está coberta pela sombra mais clara da Terra. Lugares como Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí poderão assistir ao evento de forma parcial.

O que é um eclipse lunar?

A lua se move em uma órbita ao redor da Terra. Ao mesmo tempo, a Terra orbita o sol. Às vezes, a Terra se move entre o sol e a lua. Quando isso acontece, a Terra bloqueia a luz solar que normalmente é refletida pela Lua — é essa mesma luz solar que faz a Lua brilhar. Em vez de a luz atingir a superfície da Lua, a sombra da Terra recobre a Lua. Esse fenômeno, de acordo com a Nasa, só pode ocorrer na lua cheia.

Da terra, é possível ver de três formas:

Eclipse lunar total - quando a Lua e o Sol estão em lados exatamente opostos da Terra

Eclipse lunar parcial - acontece quando parte da Lua entra na sombra da Terra. Nele, a sombra da Terra parece muito escura no lado da Lua voltado para a Terra.

Eclipse lunar penumbral - quando a Lua percorre a penumbra da Terra, a parte externa tênue de sua sombra.

Um eclipse lunar geralmente dura algumas horas. Pelo menos dois eclipses lunares parciais acontecem todos os anos, mas os eclipses lunares totais são raros. É seguro observar um eclipse lunar.

O que é um eclipse solar?

Às vezes, quando a lua orbita a Terra, ela se move entre o Sol e a Terra. Quando isso acontece, a lua impede que a luz do Sol chegue à Terra. Durante um eclipse solar, a Lua projeta uma sombra na Terra.

Existem três tipos principais de eclipses solares:

Eclipse solar total: Visível apenas em uma pequena área da Terra. As pessoas que veem o eclipse total estão no centro da sombra da Lua quando ela atinge a Terra. O céu fica muito escuro, como se fosse noite. Para que ocorra um eclipse total, o Sol, a Lua e a Terra devem estar em linha direta.

Eclipse solar parcial: Isso acontece quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados. O Sol parece ter uma sombra escura numa pequena parte da sua superfície.

Eclipse solar anular: Um eclipse anular acontece quando a Lua está mais distante da Terra. Como a Lua está mais distante, ela parece menor. Não bloqueia toda a visão do Sol. A Lua na frente do Sol parece um disco escuro no topo de um disco maior da cor do Sol. Isso cria o que parece ser um anel ao redor da Lua.

Eclipse solar híbrido: quando há mais de um tipo de eclipse solar no mesmo dia. É o mais raro tipo que existe.

Os eclipses solares acontecem a cada 18 meses em algum lugar da Terra, segundo a Nasa. Ao contrário dos eclipses lunares, os eclipses solares duram apenas alguns minutos. A agência espacial dos EUA recomenda ainda que nunca se olhe olhe diretamente para o Sol: isso pode causar danos permanentes aos seus olhos. Você deve usar equipamento de segurança adequado para observar qualquer tipo de eclipse solar.