Internacional

Faminto e com sede: náufrago é resgatado no Canadá após duas semanas em bote salva-vidas

O segundo homem na embarcação continua desaparecido; Guarda Costeira dos EUA avalia se retomará buscas

Agência O Globo - 28/10/2023
Faminto e com sede: náufrago é resgatado no Canadá após duas semanas em bote salva-vidas

Um dos dois marinheiros desaparecidos no mar há quase duas semanas nos EUA foi encontrado vivo na quinta-feira por um barco de pesca canadense em um bote salva-vidas em águas territoriais do Canadá, dois dias depois de as buscas terem sido suspensas. A pequena embarcação de salvamento estava a aproximadamente 110 quilômetros a noroeste de Cape Flattery, no estado de Washington, de acordo com o porta-voz da Guarda Costeira americana, suboficial Steve Strohmaier.

Os dois homens que resgataram o náufrago foram identificados pela KING-TV como Ryan Planes e seu tio John, da Colúmbia Britânica.

— Nós o puxamos a bordo. Ele me deu um grande abraço e estava muito emocionado — disse John à emissora, contando que, quando a comida do bote salva-vidas acabou, o náufrago pescou um salmão para se alimentar. — Nós fizemos café da manhã. Ele bebeu três garrafas da água. Coitado, ele estava com muita fome.

Na tarde de domingo, a Guarda Costeira foi alertada sobre o desaparecimento do barco pesqueiro Evening, de 13 metros, que havia partido de Westport, no estado de Washington, na Costa Oeste dos EUA, em 12 de outubro e deveria ter retornado em 15 de outubro. Uma semana depois, a Guarda Costeira foi informada sobre o desaparecimento da embarcação. As buscas foram feitas em uma área de 32 mil quilômetros quadrados, um pouco maior que o estado de Alagoas.

'Simplesmente milagroso'

— O fato de ele ter estado neste bote salva-vidas por vários dias, e ainda manter a esperança, e ter sido finalmente encontrado por um barco de pesca mais ou menos aleatório foi incrível e simplesmente milagroso —disse Strohmaier à CNN por telefone. — O oceano é um lugar muito vasto. Ele estava flutuando no meio do nada. Muitas vezes, é muito raro ter um navio passando.

O náufrago resgatado foi levado para o hospital e está em condição estável. O outro homem que estava a bordo continua desaparecido e o incidente segue sob investigação, segundo a Guarda Costeira dos EUA, que ainda vai decidir se continua ou não as buscas por ele.