Internacional
Fãs argentinos de BTS e Taylor Swift se unem contra Javier Milei e sua companheira de chapa; entenda
Candidato foi chamado de 'Trump argentino' por fãs da cantora; já Victoria Villarruel foi alvo de críticas após tweets feitos por ela em 2020 sobre k-pop terem viralizado
Semanas antes do segundo turno das eleições na Argentina, o candidato da ultradireita Javier Milei e sua companheira de chapa, Victoria Villarruel, foram criticados por uma frente inesperada: fãs da cantora Taylor Swift e de K-pop. O candidato e seu partido, o Liberdade Avança, foram descritos nesta quinta-feira como representantes da “direita antidemocrática” e “Trump” argentino.
Sete recordes mundiais e 150 mil animais: China lança parque temático que custou R$ 5 bilhões; vídeo
Saiba mais: Quem é a ex-miss que ganhou imóvel de R$ 4,7 milhões em esquema na estatal de petróleo da Venezuela
Milei, que propôs a dolarização da economia argentina e até a legalização do comércio de órgãos, liderou as pesquisas antes do primeiro turno no domingo, mas foi derrotado pelo ministro Sérgio Massa. Agora, os dois lutam para conquistar votos antes do segundo turno, que ocorrerá em 19 de novembro. Nas redes sociais, porém, Milei passou a ser criticado.
“Candidatos do Liberdade Avança descreveram as mortes, torturas e desaparecimentos forçados cometidos durante a ditadura como ‘excessos’; acreditam que a igualdade no casamento é desnecessária, afirmam que o feminismo é uma mentira, que não há diferença salarial de gênero e estão considerando a legalização do comércio de órgãos”, tuitou uma conta em nome dos Swifties contra o partido.
“Como Taylor diz, precisamos estar do lado certo da História”, escreveu um fã da cantora, que esgotou três shows no estádio de futebol River Plate, em Buenos Aires, com capacidade para 80 mil pessoas. O evento correrá apenas uma semana antes do segundo turno, e um dos maiores apresentadores da TV argentina, Jorge Rial descreveu o momento como “um golpe mortal” para o candidato.
– Você acabou de cometer o maior erro da sua vida, mexeu com os fãs de Taylor Swift. Saia, idiota, você não pode vencê-los – disse Rial.
Fãs de BTS também se revoltaram
Enquanto isso, a companheira de chapa de Milei, Victoria Villarruel, foi alvo de críticas por parte dos fãs de BTS, enfurecidos por uma série de tweets feitos por ela em 2020 e que recentemente foram redescobertos. Em um deles, ela sugeriu que o nome da banda parecia “uma doença sexualmente transmitida”.
“Repudiamos as declarações de ódio e xenofobia em relação à imagem do BTS proferidas pela candidata Victoria Villarruel”, tuitou a conta BTS Argentina. “Esperamos as desculpas correspondentes”.
Como resposta, a única reação de Villarruel nesta quarta-feira foi um post lamentando a “avalanche de notificações de conversas engraçadas típicas do Twitter de mil anos atrás”. A banda sul-coreana de sete membros é um fenômeno musical mundial e um dos poucos grupos desde os Beatles a emplacar quatro álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos em menos de dois anos.
O político argentino Juan Grabois, que perdeu a nomeação da aliança de centro-esquerda para Sergio Massa nas primárias de agosto, respondeu com um aviso: “Você mexe com o BTS, você mexe comigo”, postou. “Não mexa com o K-pop”, acrescentou ele. Victoria, no entanto, também usa as redes sociais para criticar outros assuntos.
Ela já criticou organizações de direitos humanos, sugerindo que um governo Milei cortaria seu financiamento estatal, e atacou o grupo de campanha Mães da Plaza de Mayo, fundado por parentes de vítimas da ditadura. Victoria ainda repudiou o uso de bandeiras da comunidade LGBTQIAP+ e indígena nas escolas, dizendo que essa “doutrinação e apagamento da identidade nacional” acabaria se fossem eleitos.
Em resposta aos seus comentários sobre o BTS na quinta-feira, Alejandro Kim, ex-vice-presidente da Câmara de Comércio Argentino-Coreana, apontou que a banda é responsável por cerca de meio por cento do PIB da Coreia do Sul. “Parabéns! Você combinou xenofobia, racismo e ignorância em 200 caracteres!”, acrescentou ele.
Mais lidas
-
1NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
2MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público