Internacional
Eleições na Argentina: Sergio Massa surpreende, lidera a votação e vai disputar o segundo turno com Javier Milei
Votação está marcada para o dia 19 de novembro.
Sergio Massa, o candidato da coligação governista, venceu o primeiro turno nas eleições da Argentina neste domingo. Ele não era o favorito, e o resultado é considerado surpreendente. Ele vai disputar a presidência com Javier Milei, candidato de ultradireita que, em agosto, havia vencido a votação das primárias. A apuração dos votos na Argentina chegou a 90%. A votação dos dois candidatos mais bem colocados no primeiro turno foram:
Sergio Massa, com 8,82 milhões de votos, ou 36,31% do total
Javier Milei, com 7,33 milhões de votos, ou 30,18% do total
Massa e Milei disputarão o segundo turno, marcado para o dia 19 de novembro. O segundo turno foi introduzido na Argentina apenas em 1972, durante o governo do general Alejandro Agustín Lanusse, mas desde o retorno da democracia, em 1983, apenas duas eleições terminaram em segundo turno: em 2003, Néstor Kirchner e Carlos Menem — embora a disputa de fato nunca tenha ocorrido, porque o então ex-presidente desistiu do eleição — e em 2015, quando Mauricio Macri e Daniel Scioli chegaram a um segundo turno que foi decidido a favor do primeiro por 51,34% a 48,66%.
Mais lidas
-
1EUA
Houthis a Trump: para tornar a economia dos EUA grande novamente, é preciso acabar a guerra em Gaza
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende foragido por estuprar imã de 10 em Craíbas
-
3SEGUNDO ROUND
Presidente do CSE, José Barbosa, desmente rumores de renúncia imediata e confirma permanência no cargo até 31 de dezembro
-
4SEGURANÇA
SSP aciona Plano de Defesa em mais de 40 municípios do Agreste e Sertão alagoano
-
5COLISÃO TRASEIRA
Em Rio Largo, homem morre carbonizado após acidente na BR-101