Internacional
Vídeo: guarda costeira da China atinge navio filipino por suspostamente carregar material ilegal
China diz que navios filipinos tinham materiais de construção ilícitos para embarcações de guerra
As Filipinas disseram que dois dos seus navios colidiram com barcos chineses durante uma missão para entregar suprimentos a um posto avançado no Mar da China Meridional. Um navio da Guarda Costeira da China colidiu com um barco de reabastecimento contratado pelas Filipinas por volta das 6h04 de domingo, a aproximadamente 13,5 milhas náuticas (cerca de 25 quilômetros) a leste-nordeste do posto avançado, disse a força-tarefa filipina em um comunicado.
China: novo mapa 'amplia' território e irrita vizinhos como Índia, Malásia e Filipinas; veja mudanças
Israel X Hamas: com combustível acabando, mais de cem bebês correm risco de vida em hospitais de Gaza
Na mesma missão, neste domingo, um barco da milícia marítima chinesa colidiu com um navio da guarda costeira filipina, segundo o comunicado.
A China disse que incidentes ocorreram perto das ilhas Nansha no domingo, depois que dois barcos de abastecimento e dois navios da guarda costeira das Filipinas entraram em águas disputadas transportando “materiais de construção ilegais” para navios de guerra.
As colisões ocorreram depois que os barcos filipinos ignoraram os avisos e se aproximaram dos navios chineses de forma insegura, disse a China. “A responsabilidade é inteiramente do lado filipino”, que violou gravemente as regras internacionais para evitar colisões marítimas, afirmou.
Guerra no Oriente Médio: Israel intensifica bombardeios em Gaza antes de invasão terrestre
A Embaixadora dos EUA nas Filipinas, MaryKay Carlson, disse numa publicação no X (antigo Twitter) que a América condena a “interrupção” da China na missão de reabastecimento das Filipinas porque colocou em risco a vida dos filipinos. Um navio enferrujado e encalhado está alimentando as tensões na China e nas Filipinas
Manila e Pequim estão envolvidas numa disputa marítima no Mar da China Meridional. As Filipinas relataram vários incidentes em que a China bloqueou missões de reabastecimento a um navio da Segunda Guerra Mundial em Second Thomas Shoal, que serviu como posto avançado no mar disputado.
Mais lidas
-
1EUA
Houthis a Trump: para tornar a economia dos EUA grande novamente, é preciso acabar a guerra em Gaza
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende foragido por estuprar imã de 10 em Craíbas
-
3SEGUNDO ROUND
Presidente do CSE, José Barbosa, desmente rumores de renúncia imediata e confirma permanência no cargo até 31 de dezembro
-
4SEGURANÇA
SSP aciona Plano de Defesa em mais de 40 municípios do Agreste e Sertão alagoano
-
5COLISÃO TRASEIRA
Em Rio Largo, homem morre carbonizado após acidente na BR-101