Internacional

Ataque aéreo israelense destruiu igreja e prédios residenciais; veja antes e depois

Templo religioso e cerca de 25 prédios de apartamentos foram totalmente arrasados no bombardeio, segundo o Hamas

Agência O Globo - 21/10/2023
Ataque aéreo israelense destruiu igreja e prédios residenciais; veja antes e depois
Foto: Reprodução

Uma igreja e um conjunto de blocos residenciais foram bombardeados das Forças de Defesa de Israel (FDI) nesta sexta-feira, durante a contraofensiva israelense iniciada após os atos terroristas do Hamas, de 7 de outubro. O templo religioso e cerca de 25 prédios de apartamentos foram totalmente arrasados no ataque, de acordo com informações divulgadas pelas Brigadas al-Qassam, braço armado do Hamas.

Guerra Israel x Hamas: Acompanhe ao vivo

Mãe e filha libertadas pelo Hamas chegam a Israel: 'gesto de boa vontade', diz grupo extremista

De acordo com o grupo terrorista, "dezenas de edifícios residenciais" foram ao chão após um ataque aéreo israelense.

"Uma vista aérea do bairro de Al-Zahra, no centro de Gaza, após 14 dias de bombardeio israelense ininterrupto, que destruiu dezenas de edifícios residenciais. Como resultado, milhares de residentes civis, a maioria deles crianças e mulheres, foram deslocados", afirma o Hamas, em nota publicada no Telegram.

Igreja destruída

Um ataque aéreo israelense atingiu o terreno da histórica Igreja Ortodoxa Grega de Santo Porfírio, na cidade de Gaza, que abrigava pessoas deslocadas, na madrugada de sexta-feira.

O complexo da igreja, composto por uma capela, sete edifícios e um pátio, estava cheio de famílias cristãs da Faixa de Gaza, disseram testemunhas. Elas contaram que o ataque aéreo aconteceu por volta das 19h30, quando o jantar estava sendo distribuído.

Vídeos e imagens do local mostram equipes de resgate escavando os escombros, trabalhando com lanternas na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira. A capela não foi atingida.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, disse que pelo menos 16 pessoas foram mortas e muitas outras ainda estão soterradas sob os escombros. O número de mortos não pôde ser confirmado de forma independente.

Uma declaração dos militares israelenses na sexta-feira disse que a igreja não era o alvo pretendido do ataque aéreo. Os caças que realizaram o bombardeio tentavam destruir um centro de comando do Hamas perto da igreja. O local estaria envolvido, segundo os militares israelenses, no lançamento de foguetes e morteiros contra Israel.

“Como resultado do ataque das FDI (Forças de Defesa de Israel), a parede de uma igreja na área central foi danificada”, disse o comunicado. “Estamos cientes de relatos de vítimas. O incidente está sob análise. As FDI podem afirmar inequivocamente que a igreja não foi o alvo do ataque.”