Esportes

Guardiola fala sobre Bola de Ouro: 'Deveria ser uma para Messi e outra para os outros'

Treinador do Manchester City rasgou elogios ao argentino durante uma coletiva de imprensa

Agência O Globo - 20/10/2023
Guardiola fala sobre Bola de Ouro: 'Deveria ser uma para Messi e outra para os outros'
Guardiola - Foto: Reprodução

No próximo dia 30, a revista France Football irá realizar a tradicional cerimônia de premiação da Bola de Ouro, que reúne os maiores nomes do futebol ao redor do mundo. Um dos indicados é Lionel Messi, e para o treinador Pep Guardiola, ele deveria receber a honraria todos os anos. Em entrevista coletiva, ele defendeu, em tom descontraído, a criação de duas "categorias" da premiação.

— Já disse outras vezes que a Bola de Ouro deveria ter duas categorias. Uma para Messi e outra para os outros jogadores. Nesse caso, Haaland deveria ganhar a segunda. Ganhamos a Treble [Champions League, Premier League e Copa da Liga Inglesa] e e ele marcou um milhão de gols. A pior temporada de Messi é a melhor para o resto dos jogadores. Ambos merecem — analisou o treinador.

O troféu vai coroar o melhor jogador e jogadora do mundo na temporada 2022/23. Benzema é o atual vencedor entre os homens — e está entre os 30 finalistas —, e a atual campeã entre as mulheres é Alexia Putellas, que não foi selecionada nesta temporada. A favorita é a também espanhola Aitana Bonmatí, que venceu a premiação da Uefa e foi eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina, em que se sagrou campeã.

Apenas um brasileiro está na lista dos 30 finalistas ao prêmio. O atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, que fez 23 gols e 19 assistências em 55 partidas na temporada, foi indicado pela revista France Football.

Além da Bola de Ouro para o melhor jogador e melhor jogadoras, a France Football também entregará o Prêmio Gerd Müller, dado ao artilheiro da temporada, o Troféu Yashin, melhor goleiro, Troféu Kopa, melhor jogador sub-21, clube do ano, prêmio ao clube mais vitorioso em todas as categorias, e o Prêmio Sócrates, que leva o nome do lendário jogador brasileiro em reconhecimento por ações sociais.