Internacional
Celso Amorim diz que há ‘um certo jogo de empurra’ entre Israel e Egito para abertura de fronteira em Gaza
Assessor da Presidência tem 'esperança' que brasileiros poderão deixar Gaza nesta segunda-feira

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, afirmou neste domingo que há “um certo jogo de empurra” para a abertura da fronteira do Egito para viabilizar a retirada do grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza.
Amorim disse que o Brasil fez tudo do ponto de vista logístico e político para a retirada do grupo e ele "tem esperança" que isso ocorra nesta segunda-feira.
— Há um certo jogo de empurra. Se você fala com o lado israelense, eles dizem que os egípcios não abriram a passagem. E se você fala com os egípcios eles falam, eu acredito que isso é verdade, que não abriram porque não têm garantia de que as pessoas poderão passar com segurança.
O assessor lembrou ainda que há muitos interesses em jogos e que a situação é complexa.
Em relação à classificação do Hamas como organização terrorista, Amorim disse novamente que o Brasil segue a classificação da ONU.
— Esse rótulo só aceitamos a que é dada pelo conselho de segurança.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
5POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada