Internacional
Voos de repatriação são suspensos para atualizar lista de brasileiros que precisam de ajuda para sair de Israel
Decolagens devem retomar na terça-feira; embaixada diz que pessoas estão faltando no embarque

Os voos de repatriação de brasileiros em Israel foram suspensos pela pela Força Aérea Brasileira (FAB) e serão retomados na próxima terça-feira, informou a Embaixada do Brasil em Tel Aviv. O objetivo é fazer uma recontagem das pessoas que ainda precisam ser resgatadas no país.
De acordo com a embaixada brasileira em Israel, apenas uma parte dos brasileiros que pediram repatriação estão comparecendo ao aeroporto de Tel Aviv para o embarque. No sábado, a embaixada contabilizou 24 ausências.
Conflito Israel x Hamas: Acompanhe a cobertura completa
Parentes acusam Israel: 'Abandonar os reféns e desaparecidos'
A pausa não deve impactar o voo que irá resgatar no Egito os brasileiros que estavam na Faixa de Gaza. A aeronave presidencial está em Roma, na Itália, e aguarda autorização das autoridades do Egito para atravessar a fronteira. Cerca de 30 brasileiros alojados perto da fronteira aguardam sinal verde do Egito para saírem de Gaza.
Até o momento, a Operação Voltando em Paz, da FAB, resgatou 916 brasileiros e 24 animais de estimação do território israelense. Ao todo, foram cinco voos. Cerca de 3 mil pessoas pediram ajuda para deixar Israel, de acordo com o governo.
Aumento de tensão: Exército de Israel cria zona tampão de 4 km na fronteira com o Líbano após morte de israelense
No caso do brasileiros que estão em Gaza, como mostrou reportagem do GLOBO, a Embaixada do Brasil no Egito deslocou uma equipe de diplomatas para Ismaília, no Norte do país, para acompanhar as negociações que buscam conseguir a abertura da fronteira para retirar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza. A equipe é liderada pelo embaixador brasileiro no Egito, Paulino Franco Neto.
O governo brasileiro afirmou que há 28 pessoas prontas para evacuação em Gaza. Desse número, 22 são brasileiros, três são imigrantes palestinos e três palestinos. São 14 são crianças, oito mulheres e seis homens adultos. Dez encontram-se em Rafah e 18 em Khan Younes. Todos passarão juntos por Rafah.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
4DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos