Brasil
Eclipse solar no Brasil: veja fotos do fenômeno hoje
No Brasil, eclipse solar começou por volta das 15h e terminou às 17h30 (no horário de Brasília)

Apesar do mau tempo em muitos estados, o eclipse solar no Brasil começou por volta das 15h, e deve terminou às 17h30 (no horário de Brasília). Cada cidade tem visibilidade diferente, conforme a trajetória do eclipse. No entanto, a maioria da população brasileira conseguiu observar o fenômeno, mesmo que parcialmente.
Quando um eclipse solar anular ocorre, algo semelhante a um anel de fogo surge no céu. No entanto, quem quiser observar o eclipse não deve olhar diretamente para o sol sem uso de filtros adequados.
Por que não é seguro olhar para o eclipse solar?
Ao portal do Observatório Nacional, a astrônoma Josina Nascimento explica que usar um telescópio, por exemplo, pode trazer danos imediatos e irreversíveis. Segundo ela, somente é possível observá-lo com um telescópio apropriado, que tenha o filtro adequado, e sob supervisão de profissionais. Outra forma seria a observação indireta.
— É bem fácil construir um aparato. Pode-se simplesmente usar um pedaço de papelão, como uma tampa de caixa de pizza, e fazer um furo no meio. Coloca-se um papel branco no chão e direciona-se o papelão para a direção do Sol. O eclipse é visto tranquilamente no papel no chão. Há uma série de construções interessantes para a observação indireta.
O astrônomo Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, explicou ao GLOBO que o perigo da observação a olho nu não está no eclipse, mas sim no Sol. Isso porque a estrela emite tanta luz e radiação que pode queimar a retina.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?