Internacional
Ônibus com brasileiros aguarda liberação para cruzar fronteira com o Egito
Um ônibus com os 19 brasileiros que vivem na Faixa de Gaza e serão repatriados deixou a Cidade de Gaza na manhã deste sábado, 14, rumo a Khan Younes, cidade ao sul do território palestino, próximo à fronteira com o Egito. O Ministério de Relações Exteriores, Itamaraty, confirmou ao Estadão que eles chegaram em segurança depois de cerca de duas horas de viagem.
As famílias aguardam agora pela liberação do Egito para cruzamento de fronteira. O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, tem negociado há dias com o chanceler egípcio para tentar fazer um corredor de saída dos brasileiros por meio do país africano. Neste momento, não é possível entrar ou sair da Faixa de Gaza por conta dos bloqueios feitos ao território.
Entre quinta, 12, e sexta-feira, 13, o exército de Israel ordenou que os palestinos se deslocassem do norte para o sul de Gaza, dando a entender que faria novos ataques em cidades do norte. Eles buscam pelos israelitas feitos de refém pelo grupo terrorista Hamas, que cometeu um ataque sem precedentes contra Israel no último sábado, 7.
O objetivo do governo brasileiro é manter o grupo de pessoas que serão repatriadas em segurança, no sul, até que a liberação do Egito seja feita. Quando a permissão de acesso à fronteira for declarada, os brasileiros serão transportados o mais rápido possível. Um avião das Forças Aéreas Brasileiras (FAB) fará o trânsito do Egito ao Brasil. A FAB também tem realizado o transporte dos brasileiros repatriados de Israel.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos