Internacional
Deslocamento de brasileiros em Gaza é suspenso após 'informações preocupantes', diz embaixada
Expectativa era que brasileiros pudessem cruzar a fronteira neste sábado
O grupo de brasileiros alojado em uma escola católica na Faixa de Gaza começou a embarcar em ônibus enviados pelo governo brasileiro na madrugada deste sábado. No entanto, o deslocamento dos cidadãos até o sul da região foi suspenso após o recebimento de "informações preocupantes". Todos os brasileiros permanecerão na escola católica em que estavam abrigados até uma nova atualização do cenário.
"Informamos que devido às informações preocupantes que recebemos, instruímos a todos que voltem imediatamente e fiquem longe da área e aguardem novas atualizações. A passagem que estava prevista para hoje (sábado, 14/10/23) entre 12h00 e 17h00 [horário local] está cancelada. Informaremos novamente em breve", diz o comunicado.
Fotos divulgadas mais cedo pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, mostravam adultos e crianças colocando os pertences no coletivo enquanto aguardavam o sinal verde para seguir viagem até o sul da região, após a ordem de evacuação do norte estabelecida pelas forças israelenses.
Os ônibus chegaram à escola ainda na noite desta sexta, no horário local. No entanto, os brasileiros adiaram a saída da escola para garantir que o trajeto seria feito em segurança, sem bombardeios pelo caminho. A embaixada aguarda, na manhã deste sábado, um sinal verde das autoridades para deslocar o grupo.
"28 pessoas, das quais 22 brasileiros, 3 imigrantes palestinos e 3 familiares palestinos. Do total de 22 pessoas que desejam evacuação, 14 são crianças, 8 são mulheres e 6 são homens adultos. Do total de 22 pessoas que desejam evacuação, 16 se encontram na escola e 12 fora da escola. Os 12 que se encontram fora da escola estão na cidade de Khan Younes, sul da Faixa. Na escola na cidade de Gaza estão 19 brasileiros, sendo 11 crianças, 5 mulheres e 3 homens adultos", afirma a embaixada.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse na sexta-feira que o governo do Egito aceitou receber os brasileiros que estão na Faixa de Gaza em saída pela fronteira, ao sul do enclave. Segundo ele, a expectativa é que os brasileiros possam cruzar o local neste sábado.
— (Os brasileiros) sairiam neste ônibus, que os transportará amanhã [sábado]. E, o que nós propusemos, é que saíssem e fossem levados para um aeroporto, uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira estará esperando.
O chanceler brasileiro falou sobre o assunto após reunião do Conselho de Segurança da ONU, que terminou sem acordo para aprovação de resolução ou comunicado.
— A ideia do governo é de retirá-los o mais rápido possível (de Gaza) e embarcá-los o mais rápido possível (em avião da Força Aérea Brasileira) — acrescentou Vieira.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos