Internacional

Veja em mapa área de Gaza que precisa ser esvaziada após ultimato de Israel

Com mais de 2 milhões de pessoas em cerca de 365 quilômetros quadrados, área da Faixa de Gaza é uma das áreas mais populosas do mundo

Agência O Globo - 13/10/2023
Veja em mapa área de Gaza que precisa ser esvaziada após ultimato de Israel

A área da Faixa de Gaza de onde mais de 1,1 milhão de pessoas devem sair em 24 horas, segundo ultimato de Israel, cobre cerca de um terço do território. Ela fica ao norte do marco de Wadi Gaza, um curso de água sazonal que atravessa uma faixa estreita de terras agrícolas em sua maior parte.

Escalada da violência: Jornalista morre e outros dois ficam feridos após bombardeio de Israel no Líbano

Entenda: Por que o Egito resiste em abrir sua fronteira para palestinos em Gaza apesar de apelos internacionais e ultimato de Israel?

A ordem inclui, ainda, a população de toda a Cidade de Gaza e dois grandes campos de refugiados, Jabalya e Beach Camp. Também abrange as cidades de Beit Hanoun e Beit Lahia, ambas adjacentes ao principal ponto de passagem de Erez, no extremo norte da Faixa. No seu conjunto, isto representa uma das partes mais densamente povoadas da Faixa de Gaza.

Pelo menos 1,1 milhão de pessoas vivem na área afetada. A Cidade de Gaza tem uma população de cerca de 600 mil habitantes. Beach Camp abriga cerca de 90 mil pessoas e Jabalya, o maior campo da Faixa de Gaza, tem 116 mil. Existem pelo menos seis hospitais na região, além de 24 clínicas de cuidados primários.

Por conta da quantidade de pessoas, qualquer movimento em massa se torna caótico e extremamente perigoso. Existe apenas uma estrada principal que liga norte e sul, ao longo da qual se espera que todos se movam. O combustível é escasso, as ruas da Cidade de Gaza e de outros lugares já estão cheias de escombros e ainda não há sinais de que os ataques aéreos israelitas tenham parado para que a saída de civis fosse iniciada.