Esportes

Ex-treinador da seleção feminina da Espanha, Jorge Vilda assume Marrocos

Técnico campeão da Copa do Mundo Feminina foi demitido após o caso Luis Rubiales

Agência O Globo - 12/10/2023
Ex-treinador da seleção feminina da Espanha, Jorge Vilda assume Marrocos

O técnico Jorge Vilda, campeão da Copa do Mundo Feminina de 2023, pela Espanha, é o novo comandante da equipe feminina do Marrocos. O espanhol de 42 anos treinará o país do norte da África pelos próximos quatro anos, estará à frente do time principal e atuando na coordenação das categorias de base.

A informação foi dada inicialmente pelo jornal Mundo Deportivo. Vilda foi demitido da seleção feminina espanhola no mês passado, equipe que havia assumido em 2015. A decisão foi uma das primeiras medidas de renovação anunciadas pelo presidente Pedro Rocha.

O técnico havia sido apoiado por Luis Rubiales, presidente demitido da federação espanhola após forçar um beijo na atacante Jenni Hermoso, durante a entrega das medalhas. No polêmico discurso do dirigente na Assembleia Extraordinária, onde não renunciou o cargo, Jorge Vilda apareceu aplaudindo as falas de Rubiales e foi bastante criticado por sua postura.

Antes da própria Copa, realizada na Austrália e Nova Zelândia, Vilda e as atletas não mantinham boa relação, e ele foi alvo de boicote por parte do elenco que seria campeão mundial.

Ele foi intimado a depor, na condição de "investigado", pelo juiz que cuida do caso do beijo de Rubiales em Hermoso. Inicialmente convocado como testemunha, o ex-treinador da seleção entrou na mira dos investigadores após a pressão relatada pela jogadora e outras pessoas em depoimentos.