Cidades
Eclipse Solar Anular: Prefeitura divulga programação para observação do fenômeno neste sábado (14)

No próximo dia 14 de outubro, sábado, um fenômeno natural tomará os céus de todo o país após 28 anos do seu último acontecimento, o Eclipse Solar Anular.
Para prestigiar mais esse momento, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, irá realizar, a partir das 15h, no Planetário Municipal e Casa da Ciência, uma programação especial para a observação deste fenômeno.
As atividades terão início preciso às 15h32, momento em que a altitude do sol estará em 25°. A estimativa é de que o eclipse se encerre às 16h50, ou seja, será pouco mais de uma hora e meia de execução deste acontecimento.
Após o término, haverá, ainda, sessão astronômica na cúpula digital do Planetário Municipal e Casa da Ciência.
Confira a programação completa:
– 15h – Palestra sobre o Eclipse Solar Anular – Cineteatro;
– 15h30 – Observação do fenômeno – Mirante;
– 16h50 – Término do eclipse – Mirante; e
– 17h30 – Sessão astronômica – Cúpula Digital.
O que levar
– Vidro de máscara de soldador superior ao número 14.
Dicas de segurança
– Não observe a olho nu;
– Não utilize chapas de radiografia, binóculos, óculos de sol ou qualquer equipamento ótico sem a proteção adequada;
– Nenhum tipo de óculos de sol oferece proteção para se olhar diretamente para nossa estrela;
– Você pode proteger a sua visão com o chamado “vidro de soldador”, que é aquele vidro escuro utilizado nas máscaras de solda elétrica número 14 ou mais; e
– Você só pode observar por 10 segundos e descansar a visão por pelos menos 30 segundos.
Mais lidas
-
1ARTIGO
Dulce Melo escreve: "Um marginal travestido de policial militar"
-
2CHACINA
Major da PM é morto ao resistir à prisão em Maceió; antes, ele matou o filho e o cunhado
-
3CHACINA
Major da PM morre ao resistir à prisão no Prado; há informações de que outras três pessoas também morreram
-
4NESTA TERÇA
Chacina no Prado: filho do major que surtou e matou duas pessoas será sepultado em Palmeira dos Índios
-
5TRAGÉDIA EM MACEIÓ
Do quartel ao crime: a fuga do major da PM que terminou em tragédia