Internacional

Vídeos mostram momento de invasão do Hamas em Israel e contraofensiva; veja

Ataque surpresa do grupo aconteceu no começo deste sábado e pegou Tel-Aviv de surpresa

Agência O Globo - 07/10/2023
Vídeos mostram momento de invasão do Hamas em Israel e contraofensiva; veja

Ataques feitos pelo grupo palestino Hamas, que lançou foguetes e invadiu o território de Israel neste sábado, deixaram ao menos 49 mortos, segundo o balanço oficial dos serviços de emergência do país. Em Gaza, pelo menos nove pessoas morreram neste sábado, informou a agência AFP. Vídeos mostram os momentos que antecederam o ataque, com dezenas de terroristas acessando o território de Israel por Gaza.

'Estamos em guerra': diz Netanyahu após ataques do Hamas contra Israel

Vídeo: Hamas usou parapentes para invadir território israelense, diz exército do país

Ofensiva: 'ataque assim é inédito', dizem especialistas sobre ação surpresa do Hamas que gerou declaração de guerra de Netanyahu

Segundo a Força Aérea de Israel, cerca de 2.200 foguetes foram lançados da Faixa de Gaza para o território israelense, enquanto, paralelamente, "vários terroristas infiltraram-se no território israelita no sul". O órgão afirmou que, como resposta, foi lançada a operação “Espadas de Ferro”, sem dar mais detalhes da ação.

O ataque surpresa do Hamas pegou Tel-Aviv de surpresa. Em suas redes sociais, o governo foi taxativo e afirmou estar "em guerra", ao fim de um comunicado no qual informava que o país estava "sob bombardeio de foguetes desde o início desta manhã".

"Terroristas armados do Hamas estão patrulhando as ruas e tentando massacrar civis israelenses inocentes que têm barricadas em suas casas", diz o comunicado, acompanhado de um vídeo em que diversos veículos em um centro residencial aparecem em chamas. Ao fundo, o som de diversos disparos pode ser ouvido.

Com a mesma afirmação contundente, de que "Israel está em guerra", o Ministério das Relações Exteriores de Israel compartilhou um compilado de registros dos ataques ocorridos desde o início da manhã. O órgão afirma que há imagens "tão perturbadoras que nem conseguimos compartilhá-las".

"No início desta manhã, terroristas armados do Hamas infiltraram-se nas comunidades israelitas e começaram a ir de casa em casa e a assassinar israelitas inocentes. [...] Tomaremos todas as medidas para proteger os nossos cidadãos e visar aqueles que os prejudicam", disse o ministério em comunicado.

Um jornalista israelense compartilhou um vídeo no qual é possível ver parte da invasão feita pelo Hamas no território inimigo.

A entidade publicou dois registros desses ataques em suas redes sociais. Em um deles, é possível ver alvos em movimentos no solo, como carros e outros veículos, sendo atingidos por disparos aéreos.

Em outra publicação, a Força Aérea afirma que "nas últimas horas, dezenas de caças das FDI [sigla do órgão] atacaram 17 complexos militares e 4 centros de comando operacional pertencentes à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza".

O jornal The Jerusalem Post publicou um vídeo em que mostra o momento em que diversas pessoas fogem às pressas de uma festa organizada ao ar livre depois da chegada de membros do Hamas. Segundo a publicação, "os participantes relatam momentos angustiantes de tiros", crescendo "as preocupações com possíveis vítimas".