Internacional

Hamas usou parapentes para invadir território israelense, diz exército do país; vídeo

Segundo os serviços de emergência de Israel, ao menos 22 pessoas morreram e 545 ficaram feridas.

Agência O Globo - 07/10/2023
Hamas usou parapentes para invadir território israelense, diz exército do país; vídeo

O exército israelense disse este sábado que luta contra militantes de Gaza que se infiltraram por terra, mar e ar com a ajuda de parapentes, depois de centenas de foguetes terem sido lançados a partir do enclave palestiniano. Segundo os serviços de emergência de Israel, ao menos 22 pessoas morreram e 545 ficaram feridas.

Entenda: Hamas lança ataques e bombardeios contra Israel

Leia mais: 'Estamos em guerra', diz Netanyahu após ataques do Hamas contra Israel

— Houve um ataque combinado com a ajuda de parapentes —, disse o porta-voz do exército israelense, tenente-coronel Richard Hecht, a repórteres. — Neste momento estamos a combater em diferentes pontos da Faixa de Gaza (…) as nossas forças estão a combater no terreno em Israel.

—Claro que há feridos —, disse também, sem maiores detalhes.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a ação dos parapentes palestinos:

O exército israelita começou a realizar ataques aéreos na Faixa de Gaza. Os militares israelitas confirmaram num comunicado que “dezenas” dos seus caças estavam “atacando vários alvos” do Hamas no enclave costeiro.

O porta-voz se recusou a comentar relatos de que vários israelenses foram capturados por combatentes palestinos. Disse ainda que milhares de reservistas serão convocados para operar em Gaza, bem como no norte do país, perto das fronteiras com o Líbano e a Síria, e na Cisjordânia ocupada.

— Estamos procurando por toda parte (...) isso é algo grande —, alertou o porta-voz.

Pelo menos 2.200 foguetes foram disparados de Gaza até as 10h30, horário local (07h30 GMT), disse Hecht. O braço armado do grupo islâmico palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, falou em 5.500 projéteis.