Internacional

Gargalhada, surpresa, profecia da mãe, arrependimento: saiba como reagiram os ganhadores do Nobel de 2023

Instituto de Estocolmo anunciou láureas de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz esta semana

Agência O Globo - 07/10/2023
Gargalhada, surpresa, profecia da mãe, arrependimento: saiba como reagiram os ganhadores do Nobel de 2023

A húngara Katalin Karikó confidenciou a veículos de imprensa europeus que soltou uma gargalhada ao saber que havia ganhado o Prêmio Nobel de Medicina deste ano, ao lado do colega americano Drew Weissman. Os dois foram responsáveis por pesquisas sobre o RNA mensageiro, tecnologia que abriu caminho para a produção de vacinas mais eficazes contra a Covid-19. A expressão de Katalin foi comum a outros especialistas que alcançaram a láurea máxima de seus campos de atuação em 2023.

Nobel da Paz: Relembre os vencedores mais polêmicos do prêmio

Leia mais: Confira todos os vencedores do Nobel de Literatura do século XXI

A bioquímica húngara disse à rádio sueca SR que, em princípio, não acreditou na notícia, mas logo se lembrou das palavras de sua mãe.

— Ela ouvia [os anúncios do comitê] quando eu ainda não era professora, há dez anos. Ela me disse: 'Eles ainda dirão seu nome, eu ouvirei quando eles fizerem esse anúncio — disse ela à rádio. — Ela ouvia [o anúncio] todos os anos. Infelizmente, há cinco anos ela morreu, aos 89 anos. Talvez ela tenha ouvido do céu.

Já Drew Weissman disse que achou que era uma piada quando sua colega “Katie” lhe contou a notícia.

— Eu estava sentado na minha cama ouvindo — disse ela à SR. — Nós nos perguntamos se alguém estava brincando conosco.

Assim como o americano, o escritor norueguês Jon Fosse, que venceu o Prêmio Nobel de Literatura na quinta-feira, disse a uma emissora pública de seu país que ficou surpreso ao receber a ligação da Academia Sueca.

— Mas ao mesmo tempo não fiquei — completou ele. — Foi uma grande alegria para mim receber esse telefonema.

Fosse também revelou que, ao longo da última década, se preparou "com cautela" para ser laureado. Havia anos, ele era cotado para o prêmio. Segundo o secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, o autor foi avisado do prêmio enquanto dirigia por um fiorde norueguês (cenário que se repete em seus livros).

A vencedora do Nobel da Paz deste ano, a ativista iraniana Narges Mohammadi, não teve a reação divulgada ao público, já que permanece presa por defender os direitos das mulheres no Irã. Ela foi condenada a um total de 31 anos de prisão e a 154 chibatadas pelo que o regime de Teerã considera ter sido "propaganda contra o Estado".

No entanto, o filho da ativista destacou estar "muito orgulhoso" da mãe e "muito feliz" pela notícia, assim com os demais parentes de Narges, que ressaltaram ser "um momento histórico" da luta do país pela liberdade.

O Prêmio Nobel de Física 2023, por sua vez, foi concedido na terça-feira (3) aos cientistas Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier, que realizaram experimentos e, com eles, deram à Humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons.

Após ser laureado, Agostini, de 82 anos, lamentou ter sido forçado a se aposentar na França, há cerca de vinte anos, quando “ainda estava cheio de energia”. Ele disse que precisou ir para os Estados Unidos para continuar trabalhando.

— Se tivéssemos anos de contribuições suficientes, deveríamos sair, certamente com um bônus, mas ainda assim sairíamos. Recebi uma carta dizendo 'obrigado e adeus'. Não tínhamos escolha naquela época. Agora podemos ficar até os 70 — explicou.

O especialista na ciência do attosegundo destacou ter ficado mais do que surpreso ao receber o prêmio de maior prestígio da área.

— Eu soube pela minha filha — disse Agostini, que voltou a morar na França e vestia uma camiseta do telescópio espacial James Webb. — Ela me ligou para perguntar se era verdade que eu havia recebido [o Nobel]. No início foi uma surpresa, não acreditei muito. Acabei acreditando quando um membro do Comitê do Nobel me ligou à tarde.