Variedades

Filmes sobre Gal, Mussum e Sidney Magal estreiam no Festival do Rio: compare atores e homenageados

Sophie Charlotte, Dan Ferreira, Filipe Bragança, Giovana Cordeiro, Aílton Graça e Gero Camilo são alguns dos atores que vivem nas telonas personagens que existiram na vida real

Agência O Globo - 06/10/2023
Filmes sobre Gal, Mussum e Sidney Magal estreiam no Festival do Rio: compare atores e homenageados

Depois de "Angela", sobre Ângela Diniz, e "Nosso sonho", com a história de Claudinho e Buchecha, chega às telonas mais uma cinebiografia: "Meu nome é Gal", com Sophie Charlotte na pele de Gal Costa. Superaguardado, o filme sobre a cantora, que morreu em novembro de 2022, aos 77 anos, faz sua estreia neste sábado (7), numa sessão especial na 25ª edição do Festival do Rio. Depois, passa também na segunda (9) e na terça-feira (10), em outros horários na programação do evento. Nos cinemas em geral, o lançamento será no próximo dia 12.

Entenda: Aílton Graça fez procedimento com o próprio sangue para viver Mussum no cinema

Também na programação do Festival do Rio deste ano estão as cinebiografias "Mussum, o filmis" e "O meu sangue ferve por você", sobre o trapalhão Mussum e sobre o cantor Sidney Magal, respectivamente, também com atores interpretando os homenageados. O primeiro tem Aílton Graça no papel principal e conta também com Gero Camilo como Renato Aragão, Felipe Rocha como Dedé e Gustavo Nader como Zacarias. O segundo traz Filipe Bragança interpretando Sidney Magal e Giovana Cordeiro como Magali, mulher do famoso cantor.

Confira um mapa interativo! 'Na Praça da Playboy ou em Niterói...' Conhece os locais citados em 'Nosso sonho', hit de Claudinho e Buchecha? Veja aqui!

História que virou filme: teste seus conhecimentos sobre Claudinho e Buchecha respondendo ao quiz

"Mussum, o filmis" tem sessões no Festival do Rio nos dias 12, 14 e 15 de outubro. Depois, estreia nos cinemas no dia 2 de novembro. Já "O meu sangue ferve por você" passa no Festival do Rio nesta sexta-feira (6), neste sábado (7) e no domingo (9). A estreia nos cinemas ainda não tem data definida, mas a previsão é 2024.

Como se vê, apesar de não ser bem uma novidade a iniciativa de levar para as telonas a história de personalidades brasileiras que existiram de verdade, há uma leva de produções do tipo chegando aos cinemas. "Angela", com Isis Valverde interpretando Ângela Diniz e Gabriel Braga Nunes como Doca Street, estreou no dia 7 de setembro. Já "Nosso sonho", com Lucas Penteado e Juan Paiva como Claudinho e Buchecha, foi lançado em 21 de setembro. Abaixo, veja trailers e fotos desses longas-metragens e compare: os atores estão parecidos com os homenageados da vida real?

Acidente: como foi a tragédia que parou trajetória de sucesso da dupla Claudinho e Buchecha

'Nosso sonho não vai terminar': viúva grava música em homenagem a Claudinho e participa da cena final do filme 'Nosso sonho'

"Meu nome é Gal"

O filme retrata parte da vida de Gal Costa, que morreu em novembro de 2022. Quem interpreta a artista é Sophie Charlotte. No elenco estão ainda Rodrigo Lelis como Caetano Veloso, Dan Ferreira como Gilberto Gil e Dandara Ferreira (também diretora do filme) como Maria Bethânia.

"Mussum, o filmis"

"Mussum, o filmis", grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado, em agosto passado, traz Aílton Graça como o artista, apresentado no trailer como "um sambista que se tornou trapalhão". O longa conta ainda com outros atores revivendo nomes conhecidos do grande público. Tem Gero Camilo como Renato Aragão; Felipe Rocha como Dedé; e Gustavo Nader interpretando Zacarias. O filme de Silvio Guindane estreia no dia 2 de novembro nos cinemas, mas passa antes no Festival do Rio.

ZapZap do EXTRA: receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do EXTRA

"O meu sangue ferve por você"

Cinebiografia sobre Siney Magal, "O meu sangue ferve por você" tem Filipe Bragança como o protagonista. Além do ator, que está no ar na novela das seis, "Elas por elas", como Giovanni, o filme tem Giovana Cordeiro, a Luna da trama das 19h, "Fuzuê", como Magali, mulher de Magal. O longa está na programação do Festival do Rio, mas ainda não tem data para estrear nos cinemas.

"Angela"

A socialite mineira assassinada em Búzios, no Rio, em dezembro de 1976, pelo então companheiro, Raul Fernando do Amaral Street, o Doca Street, tem sua história recontada em "Angela", longa que estreou em setembro nos cinemas. No elenco, além de Isis Valverde, estão Gabriel Braga Nunes, Bianca Bin e outros nomes.

"Nosso sonho"

Já o filme "Nosso sonho", cinebiografia sobre Claudinho e Buchecha, interpretados, respectivamente, por Lucas Penteado e Juan Paiva, levou às telonas a história da amizade dos artistas e da carreira musical da dupla, interrompida pela morte precoce de Claudinho, em 2002. No longa, Tatiana Tiburcio e Nando Cunha fazem Etelma e Souza, pais de Buchecha; Lellê e Clara Moneke vivem Rosana e Vanessa, namoradas dos dois; e Vinicius Boca de 09 e Gustavo Coelho interpretam Claudinho e Buchecha na infância.