Economia
Unimed-Rio vai transferir 107 mil usuários de seus planos de saúde para a Unimed Ferj. Tire suas dúvidas
Segundo a operadora, os clientes terão o atendimento médico garantido

Atravessando uma grave crise econômico-financeira, Unimed-Rio vai transferir mais 107 mil usuários de planos de saúde individual, adesão e empresarial para a Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A entidade já havia recebido cerca de 73 mil beneficiários, cujas migrações foram autorizadas em julho e no começo deste mês. O prejuízo acumulado no primeiro semestre deste ano foi de R$ 840 milhões.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia
Problemas no atendimento: ANS suspende a comercialização de 38 planos de saúde. Veja quais são
A transferência de usuários vai incluir os contratos de clientes pessoas físicas e empresas que ficam fora das cidades do Rio de Janeiro ou Duque de Caxias, mas dentro do Estado fluminense. Ou seja, para aqueles que estão dentro dessas duas regiões, não há alterações.
Por meio de nota, a Unimed-Rio informou que a transferência de parte da carteira faz parte da estratégia de reequilíbrio econômico-financeiro da cooperativa. E acrescentou que a cessão de usuários está sendo feita com outras cooperativas do Sistema Unimed onde esses clientes residem, apesar da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro concentrar a maior parte da transação.
A Unimed-Rio ressaltou que a migração foi submetida e aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para cerca de 180 mil clientes de contratos Pessoa Física, empresariais e de adesão nas condições citadas (residência ou CNPJ atual fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias). De acordo com a operadora, a transferência vem acontecendo de forma gradativa, em etapas, ao longo do segundo semestre.
De acordo com a Unimed-Rio, todas as condições contratadas permanecem em vigor, mudando apenas a cooperativa gestora do contrato. Além disso, a carteirinha do plano de saúde será alterada e renovada, "sem qualquer mudança adicional ou prejuízo aos beneficiários". A operadora informou que "os clientes inseridos em cada fase de migração recebem comunicados direcionados com as orientações e informações necessárias sobre a mudança".
Além da transferência de usuários dos planos de saúde, houve ainda a liberação de R$ 130,6 milhões de reservas técnicas da operadora que estavam depositadas em aplicações financeiras. Segundo o jornal Valor Econômico, esse valor representa 45% do montante que a Unimed-Rio detinha como garantia para pagamento de procedimentos médicos futuros. Todas as operadoras de planos de saúde são obrigadas a ter ativos garantidores, de curto e longo prazos, para serem usados em caso de falência.
Tire suas dúvidas
Quem será transferido da Unimed-Rio para a Unimed-Ferj?
Aproximadamente 107 mil beneficiários - titulares e dependentes - de contratos de clientes Pessoa Física, empresariais e de adesão (com residência ou CNPJ atual fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias).
Quais serão as obrigações da Unimed Ferj?
Manter integralmente as condições vigentes dos contratos adquiridos sem restrições de direitos ou prejuízos para os beneficiários;
Não estabelecer quaisquer carências adicionais nesses contratos;
Não alterar as cláusulas de reajuste, inclusive em relação à data de seu aniversário;
Manter a rede assistencial já disponibilizada aos beneficiários da atual carteira da Unimed-Rio;
Não interromper a prestação de assistência aos beneficiários da carteira da Unimed-Rio, principalmente aos que estejam em internação hospitalar ou em tratamento continuado;
Comunicar a operação a todos os consumidores afetados, por meio de comunicação individual.
Será necessário assinar um novo contrato?
Não será necessário assinar o contrato novamente. A ANS autorizou a alienação do contrato e, portanto, ele segue tendo validade em seus termos, só que, a partir da data estabelecida, o vínculo será diretamente com a Unimed Ferj, e não mais com a Unimed-Rio.
A rede de atendimento mudará?
Os beneficiários seguirão tendo acesso exatamente à mesma rede atual.
A carteirinha do plano vai mudar?
Sim. Os consumidores envolvidos receberão uma nova carteirinha com a logomarca da Unimed Ferj.
Como ficam os casos de tratamento continuado ou internações em andamento?
Não haverá interrupção em nenhum destes casos. A Unimed Ferj dará sequência a tratamentos já iniciados.
Como ficará o pagamento do plano?
A forma de pagamento permanecerá a mesma.
Atendimento da ANS
Em caso de dificuldades de atendimento, os usuários também podem entrar em contato com a ANS pelos seguintes canais:
Formulário eletrônico "Fale Conosco" na Central de Atendimento ao Consumidor
Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800-021-2105
Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país. Confira aqui as unidades com atendimento presencial e faça o agendamento on-line.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube