Internacional

Adolescente de 14 anos é apreendido por suspeita de matar uma criança de 6 anos na Alemanha

Traços de DNA do suspeito foram encontradas em faca deixada perto da cena do crime; criança não resistiu a ferimentos graves e morreu no hospital

Agência O Globo - 26/09/2023
Adolescente de 14 anos é apreendido por suspeita de matar uma criança de 6 anos na Alemanha

Um adolescente de 14 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, na região nordeste da Alemanha, por suspeita de matar a facadas uma criança de 6 anos no início deste mês, informou a polícia citada pela AFP. O mandado foi expedido após traços de DNA do suspeito terem sido encontrados na faca deixada próxima à cena do crime. Nem o preso nem a vítima tiveram as identidades reveladas.

Suspeito levava cachorro no colo: Polícia persegue homem em carrinho de golfe nos Estados Unidos

Na França: Justiça sentencia dois homens a 15 anos por morte de motorista que exigiu máscara para embarque em ônibus

A polícia conta que a criança foi encontrada viva, apesar de gravemente ferida, perto de uma cerca no último dia 14, segundo comunicado da polícia citado pela agência francesa. O menino acabou morrendo no hospital.

A vítima havia saído para brincar em uma quadra de esportes na pequena cidade de Pragsdorf, mas foi dada como desaparecida por seus pais após não ter retornado para casa no horário combinado, informou a agência DW.

Perto da cena do crime, os agentes encontraram uma faca — que se acredita ser a usada no crime — com sangue e impressões digitais da vítima, mas também contendo traços de DNA que têm “grande probabilidade” de serem do adolescente, informou a polícia segundo as agências francesa e alemã.

O adolescente foi o último a ver a criança com vida. Na época em que foi denunciado, a polícia chegou a fazer uma busca na casa de sua família, mas não encontrou nenhuma prova que corroborasse com a denúncia. Apesar disso, ele já levantava suspeitas devido aos seus depoimentos contraditórios.

Ralf Opitz, prefeito da cidade de Pragsdorf, disse que a notícia da apreensão do adolescente é um “alívio”. No país, a idade mínima para responder criminalmente é de 14 anos.

Dois suspeitos foram presos: Suposto bolinho com maconha força internação de 90 crianças na África do Sul

— Isto é um alívio imediato para todos os residentes, embora dúvidas [sobre o caso] continuem — disse Opitz citado pela DW.

Apesar da prisão, a polícia alemã ainda continua com as investigações para entender o que pode ter motivado o assassinato.

O caso é mais um em uma onda de assassinatos envolvendo adolescentes que chocaram os alemães nos últimos meses. Em março, dois menores de 12 e 13 anos confessaram terem assassinado um dos seus colegas de 12 anos.

Há um ano, um pré-adolescente de 11 anos foi acusado de matar uma criança de 10, e outro, de 14 anos, foi preso por matar um adolescente da mesma idade. Ambos os casos aconteceram em um lar para crianças no estado da Baviera, no sul da Alemanha.