Variedades

Paulo Cesar Pereio, Jaime Leibovitch, ex-'Roque Santeiro' e mais: veja atores que estão no Retiro dos Artistas

Instituição centenária atende 52 artistas de diversas áreas

Agência O Globo - 25/09/2023
Paulo Cesar Pereio, Jaime Leibovitch, ex-'Roque Santeiro' e mais: veja atores que estão no Retiro dos Artistas

O Retiro dos Artistas, localizado no Pechincha, na Zona Oeste do Rio, é uma instituição centenária que acolhe artistas idosos oferecendo moradia, alimentação, além de atividades e tratamentos diversos. Nomes importantes do cenário cultural nacional residem no local. Entre eles, Paulo Cesar Pereio, de 82 anos, importante ator do Cinema novo brasileiro e ex-marido de Cissa Guimarães. Ele se mudou para a instituição em 2020.

Jaime Leibovitch, de 75 anos, é um deles. O ator, que ainda está na ativa, fez uma participação recente em "Cara e Coragem", como um juíz, e atuou no ano passado na novela "Além da ilusão", como padre Agnaldo, o conselheiro de Tenório (Jayme Matarazzo).

Destaque em "Roque Santeiro" como o professor Astromar Junqueira, o ator Rui Resende, de 85 anos, está na instituição desde 2019. Ele estava morando em Minas Gerais, mas pediu abrigo para a instituição para ficar perto dos amigos.

Ex-integrante da "Escolinha do Professor Raimundo", como Antônio Zorra, Fernando Wellington, de 64 anos, foi morar no Retiro dos Artistas em 2022. Claire Digonn, que acumula passagens pela Record e Globo, em participações em "Pecado mortal", "Páginas da vida" e "Vidas opostas", está na instituição desde 2020.

Atualmente, a instituição atende 52 artistas. Para além da trajetória na TV em frente às câmeras, também consta na lista de residentes ex-produtores, maquiadores, artistas circenses, músicos, entre outras áreas técnicas.

A instituição é presidida pelo ator Stepan Nercessian e tem Zezé Motta como vice-presidente. Eles sobrevivem de doações.

Como funciona o Retiro dos Artistas

Localizado em uma área de 15 mil metros quadrados no Pechincha, o Retiro dos Artistas tem uma estrutura que inclui 40 casas com sala, quarto, cozinha e banheiro. Cada residente tem direito a viver sozinho em uma delas — há alguns anos, uma tentativa de colocar mais de um morador em cada casa, o que tornaria possível aumentar o número de moradores, acabou sendo frustrada.

O local tem ainda outras dez residências, as unidades de apoio, voltadas para os idosos que não podem ficar sozinhos por problemas de saúde. Uma lavanderia, um teatro, uma sala de cinema, uma clínica de fisioterapia e um casarão construído em estilo colonial completam a estrutura física do Retiro, que tem 33 funcionários.

Há uma fila de idosos em busca de vagas e a organização faz uma checagem antes de aceitar novos membros.