Internacional
Candidato da extrema direita perde de virada eleição em cidade alemã próxima a antigo campo de concentração nazista
Vencedor do pleito critica tentativa de 'revisionismo histórico'; representante extremista defendia fim “culto da culpa” na Alemanha, sobre a memória do Holocausto
O partido alemão de extrema-direita AfD fracassou no objetivo de conquistar a sua primeira prefeitura de uma cidade de médio porte. Nas eleições de Nordhausen (leste do país), que fica perto do antigo campo de concentração nazista Mittelbau-Dora, Jörg Prophet, que era o favorito inicialmente, foi derrotado neste domingo (24) .
Cúpula da Ambição Climática: Humanidade abriu 'as portas do inferno' com crise climática, diz chefe da ONU
Ao vivo: após Assembleia Geral da ONU, Lula terá bilaterais com Biden e Zelensky em Nova York
Ausentes na Assembleia da ONU: Putin e Xi marcam bilateral em Pequim em outubro
A eleição foi recheada de expectativa num contexto de forte avanço do partido extremista Alternativa para a Alemanha (AfD) entre receios de questionamento do trabalho de memória realizado pela Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial. O candidato do partido, Jörg Prophet, defende o fim do “culto da culpa” na Alemanha, referindo-se aos esforços do país para manter a memória do Holocausto e tirar lições do evento para que a história não se repita.
Prophet, de 61 anos, era o favorito, mas foi derrotado no segundo turno. A cidade fica próxima do campo de concentração nazista de Mittelbau-Dora, onde cerca de 60 mil pessoas sofreram expostos ao frio, à fome e aos maus-tratos. Forçados a fabricar mísseis para as forças nazistas, um terço dos prisioneiros morreu devido às condições brutais de detenção.
O vencedor das eleições, Kai Buchmann, sem partido, venceu de forma inesperada, com 54,9% dos votos.
- O resultado destas eleições tira um peso enorme dos ombros, pois mostra claramente que o revisionismo histórico, uma atitude que minimiza o sofrimento das vítimas dos campos de concentração, não é a solução - disse Jens-Christian Wagner, diretor do Fundação que administra o antigo campo nazista de Mittelbau-Dora, localizado a menos de dez quilômetros de Nordhausen.
'Posições revisionistas'
O complexo, localizado entre campos verdes, hoje abriga um memorial e um museu. Tal como outros membros da AfD, Prophet foi acusado de extremismo e revisionismo. Foi num post em um blog, em 2020, que ele defendeu o fim do “culto da culpa” na Alemanha.
Uma vitória no domingo da AfD teria acrescentado à série de sucessos recentes do partido criado em 2013 e que se radicalizou para se tornar um partido anti-migração. No final de junho, a AfD conquistou a presidência do cantão de Sonneberg, na região oriental da Turíngia, onde também está localizado Nordhausen. Apenas uma semana depois, o partido conquistou sua primeira prefeitura na pequena cidade de 9 mil habitantes de Raguhn-Jessnitz, na região da Saxônia-Anhalt, também na antiga Alemanha Oriental.
Nas últimas sondagens nacionais, a AfD estava na segunda posição com 22% de intenções de voto, à frente do partido social-democrata do chanceler Olaf Scholz, e apenas atrás dos conservadores (27%), atualmente na oposição.
- Pensei que os alemães tivessem aprendido com o passado. Mas neste momento estou muito preocupado - admite Jens-Christian Wagner .
Mais lidas
-
1
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
2LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
3JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5FUTEBOL
Pré-temporada: ASA x Falcon se enfrentam nesta segunda-feira (23), no Fumeirão