Internacional
EUA focam em diplomacia com Ilhas Cook e Niue para aumentar presença no Pacífico

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve estabelecer relações diplomáticas na segunda-feira, 25, com duas nações do Pacífico Sul, as Ilhas Cook e Niue, visto que seu governo pretende mostrar aos líderes das Ilhas do Pacífico que está empenhado em aumentar a presença americana na região.
O anúncio ocorre no momento em que Biden se prepara para receber os líderes em Washington para uma Cúpula do Fórum EUA-Ilhas do Pacífico de dois dias, que deverá se concentrar fortemente no impacto das mudanças climáticas.
Biden valorizou a melhoria dos laços no Pacífico face à preocupação dos EUA com a crescente influência militar e econômica da China na região. Os planos para a ação diplomática foram confirmados por dois altos funcionários do governo, sob condição de anonimato.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que Biden usará o encontro para fortalecer "os laços com as ilhas do Pacífico e discutir como abordamos desafios globais complexos, como enfrentar a ameaça existencial das alterações climáticas, promover o crescimento econômico e promover o desenvolvimento sustentável".
(Fonte: Associated Press)
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2GUERRA
Ex-militar denuncia ataque com drone das Forças Armadas da Ucrânia contra mulheres durante evacuação
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Hospital Santa Rita inaugura nova Emergência com foco em acolhimento, tecnologia e cuidado integral
-
4INSCRIÇÕES
Inscrições abertas: Detran disponibiliza mais de 3.500 vagas para CNH do Trabalhador
-
5MANUTENÇÃO DA MAMATA
Presidente da Câmara Madson Luciano Monteiro contrata empresa de Coité do Nóia por R$2 milhões para manter contratados e driblar TAC do Ministério Público