Internacional

Incêndio em depósito ilegal de combustível deixa 34 mortos no Benim; veja vídeo

O local fica a cerca de 20 quilômetros da capital Cotonou

Agência O Globo - 24/09/2023
Incêndio em depósito ilegal de combustível deixa 34 mortos no Benim; veja vídeo

Ao menos 34 pessoas morreram neste sábado (23) durante um incêndio em um depósito ilegal de combustíveis contrabandeados no sul do Benim, perto da fronteira com a Nigéria, anunciou o ministro do Interior, Alassane Seidou. O local fica a cerca de 20 quilômetros da capital Cotonou.

Ofensiva: QG da frota russa pega fogo após ataque ucraniano na Crimeia, que é alvo de ciberataque 'sem precedentes'

Aliança: Biden recebe Zelensky na Casa Branca em meio ao aumento de cansaço com guerra na Ucrânia

— Esta manhã, ocorreu um grave incêndio na cidade de Seme Podji. Infelizmente, registramos 34 mortos, incluindo dois bebês" — disse o ministro. — A causa do incêndio é o combustível contrabandeado.

Além disso, 20 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, e foram levadas ao hospital, acrescentou Seidou. Por enquanto, ainda não estão claras as circunstâncias que provocaram o incêndio.

A Nigéria é um importante produtor de petróleo e gás, e o contrabando em suas fronteiras é uma prática corriqueira. Durante décadas, importantes subsídios estatais propiciaram um preço de combustível especialmente baixo na Nigéria, que foi exportado ilegalmente para os países vizinhos, como o Benim.

O novo presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, retirou esses subsídios, provocando um aumento nos preços dos combustíveis, o que também repercutiu no mercado ilegal.