Brasil

Laboratório para criadores de audiovisual negros e indígenas terá diretor de 'Marte Um' e autora de 'Vai na fé'

Dupla do Podpah e roteiristas de 'Cangaço novo' também estarão no FIXE.LAB; inscrições gratuitas irão até o dia 27 de setembro

Agência O Globo - 23/09/2023
Laboratório para criadores de audiovisual negros e indígenas terá diretor de 'Marte Um' e autora de 'Vai na fé'

Gabriel Martins, diretor do filme "Marte Um", Rosane Svartman, autora da novela "Vai na fé", da TV Globo, os criadores do Podpah Igão e Mítico são alguns dos nomes que participam do FIXE.LAB, laboratório para jovens criadores negros e indígenas do segmento audiovisual. A iniciativa, organizada pela agência GatoMÍDIA, tem 30 vagas gratuitas, com inscrições até o dia 27 de setembro pelo formulário do link.

Os encontros, que também contam com a presença de Mariana Bardan e Eduardo Melo, autores da série "Cangaço Novo", e de Samantha Almeida, diretora de Diversidade e Inovação de Conteúdo dos Estúdios Globo, são semi-presenciais e acontecem entre 2 a 7 de outubro.

"O papel desse laboratório é justamente ampliar o acesso à área das transmídias a pessoas negras e indígenas. Temos cada vez mais tentado inserir o público que participa dos nossos processos educacionais de criação audiovisual no mercado, visto que é de extrema importância ter narrativas não-brancas construindo a comunicação e as imaginações na ficção e não-ficção", afirma Thamyra Thamara, fundadora e diretora geral do GatoMÍDIA, em comunicado.

Mítico, do Podpah, que estána primeira Masterclass, diz que não vai ter "papo de meritocracia".

"A gente sabe das dificuldades, sabemos que pra quem vem da onde nós viemos é sempre mais difícil, mas o Podpah é uma prova de que é possível acreditar nos sonhos. Além disso, vamos dividir com a galera todo o processo criativo que aplicamos aqui no canal, não só pro Podpah Podcast, mas todos os programas da casa”, diz o apresentador do podcast.