Variedades

Suga, do BTS, confirma ter iniciado serviço militar obrigatório: 'Cumprirei meu dever'

Ele é o terceiro da conjunto a se alistar na forças armadas sul-coreanas

Agência O Globo - 22/09/2023
Suga, do BTS, confirma ter iniciado serviço militar obrigatório: 'Cumprirei meu dever'
Cerca de 1500 militares participarão do desfile na próxima quinta feira - Foto: Marco Antonio / Agência Alagoas

O cantor Suga, da banda de kpop BTS, confirmou pelas suas redes sociais ter iniciado o serviço militar obrigatório. Ele é o terceiro da conjunto a se alistar na forças armadas sul-coreanas.

Page not found: Cogumelo fálico com aroma que varia de avelã a esgoto é servido como iguaria na China

Kayky Brito tem alta: o que falta ser esclarecido pela polícia? Entenda o caso

"Cumprirei fielmente meu dever e voltarei", anunciou Min Yoon-gi, nome verdadeiro do astro, em sua conta na rede WeVerse. "Consegui chegar até aqui graças a você. E chegou a hora", completou ele, antes de dar um último recado aos fãs: "Tenham cuidado com o clima frio do outono. Mantenham-se com saúde ​​e nos vemos em 2025"

De acordo com a imprensa local, Suga foi "considerado inapto para o dever regular de combate e servirá como agente de serviço social".

O serviço militar é obrigatório para todos os homens do país até a idade dos 28 anos. Oficialmente, como nunca foi feito um acordo de paz, a Coreia do Sul segue em conflito com a Coreia do Norte. Entenda abaixo como funciona o serviço militar sul coreano:

Idade

O recrutamento é obrigatório para pessoas do sexo masculino que tenham entre 18 e 28 anos. Já as mulheres não são obrigadas a prestar o serviço, mas podem se juntar às forças armadas voluntariamente. O alistamento segue o conceito de que "todos os cidadãos de uma nação são responsáveis pela defesa de seu país".

Exceções

Apesar disso, a Coréia do Sul dispensa atletas, músicos e artistas que conquistam os primeiros lugares em competições internacionais, uma vez que são considerados pessoas de "maior prestígio nacional". Em agosto, o ministro da Defesa, Lee Jong-sup, ordenou que as autoridades implementassem uma pesquisa para definir se os membros da banda deveriam servir.

No comunicado, ele afirmou que o ministério avaliaria fatores como o efeito econômico do BTS, a importância do serviço militar e os interesses nacionais gerais.

A lei atual também prevê que os artistas que recebem uma medalha do governo podem adiar o cumprimento da obrigação até os 30 anos — é o caso dos membros do BTS, que receberam, em 2018, a Ordem do Mérito Cultural.

O processo

Por lei, quando alguém do gênero masculino completa 18 anos, ele é alistado para o "primeiro serviço ao cidadão". Isso significa que ele é responsável pelo serviço militar, mas ainda não é obrigado a servir. Ao completar 19, a pessoa deverá participar de uma avaliação de saúde que definirá se ela está apta ou não para o alistamento.

O caso do BTS

O impacto da pausa da banda é grande: de acordo com o relatório do Hyundai Research Institute, feito em 2018, o BTS gera cerca de 3,39 mil milhões de euros (mais de US$ 3,54 mil milhões) para a economia sul-coreana anualmente — o equivalente à contribuição de 26 médias empresas. Formada em 2010, a banda já vendeu mais de 32 milhões de álbuns e é considerada uma das mais populares do mundo.