Internacional
Lula diz que reunião com Zelensky durante Assembleia Geral da ONU foi pedido do ucraniano
O presidente também expressou interesse na reunião bilateral que terá com Joe Biden, ressaltando a importância do diálogo entre as duas nações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, que a solicitação da reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que ocorrerá nesta quarta-feira em Nova York, partiu do próprio, e que ambos discutirão questões de interesse mútuo, mas sem citar assuntos específicos.
Lula na ONU: Presidente cobra ajuda de países ricos para clima e pobreza e diz que guerra da Ucrânia escancara 'incapacidade coletiva'
Na íntegra: Leia o discurso de Lula na abertura da 78ª Assembleia da ONU
— Vou receber o Zelensky para conversar os problemas que ele quer conversar comigo — disse o presidente a repórteres no lobby do hotel onde está hospedado em Nova York, após a volta de uma recepção com o embaixador do Brasil na ONU. — Não tem expectativa com o Zelensky. A expectativa é de uma conversa de dois presidentes de dois países, cada um com seus problemas, cada um com suas visões.
Além disso, Lula expressou muito interesse na reunião bilateral que terá com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ressaltando a importância do diálogo entre as duas nações:
— É a primeira vez em 500 e tantos anos da existência do Brasil que você se senta com o presidente da República americana em igualdade de condições para discutir um problema crônico que é a precarização do mundo do trabalho — disse Lula a repórteres.
O presidente também mencionou a relevância da oportunidade para buscar soluções que possam impactar positivamente a juventude e a sociedade como um todo:
— Vamos tentar ver se apontamos para a sociedade e para a juventude uma alternativa. Ver o que a gente pode fazer para que se desperte na juventude a esperança de um dia ter a garantia de estudar, e com esse estudo ter um emprego que [lhe] permita viver dignamente — disse o presidente. — Se a gente conseguir, já vai valer a pena.
*Especial para o GLOBO.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais