Geral
Treinamento aborda fortalecimento de ações de vacinação em Maceió

A Coordenação Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (CTI/SMS) realizou, nesta terça-feira (19), um treinamento sobre Microplanejamento (MP) - método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - para o fortalecimento das Ações de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq). O objetivo foi discutir estratégias para ampliar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes. Além dessa abordagem, a capacitação levou um alinhamento voltado à Campanha Nacional de Multivacinação.
O treinamento foi direcionado a enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, que atuam nas salas de vacina de unidades de saúde de livre demanda, que são Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Referência. Na semana passada, o treinamento foi para profissionais das unidades de Estratégia de Saúde da Família.
“Este treinamento visa informar sobre o Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), a fim de realizar a melhoria nas coberturas vacinais. Também estamos fazendo um alinhamento sobre a Campanha Nacional de Multivacinação, é um novo momento para que os pais e responsáveis atualizem o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 14 anos, 11 meses e 29 dias”, explicou a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
Segundo a enfermeira da Coordenação Técnica de Imunização, Jéssica Soares, o Microplanejamento trata da organização das ações de vacinação para que Maceió aumente as coberturas vacinais entre o público-alvo.
“Esta nova metodologia proposta pelo Ministério da Saúde e pela OPAS reforça o aprimoramento do processo de vacinação nas salas de vacina no município de Maceió. Trata-se da organização e sistematização dos processos de vacinação para que possamos alcançar melhores coberturas vacinais e atividades de vacinação de mais alta qualidade, com o intuito de entregar ao usuário uma vacinação efetiva e eficaz”, destacou.
Sobre o Microplanejamento
O processo de MP tem como objetivo as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade para o resgate de altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação, e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis.
As ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.
Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas. Entre as estratégias que podem ser adotadas com a estratégia de microplanejamento pelos municípios estão a realização do “Dia D” de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com serviço de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas.
Mais lidas
-
1SAÚDE
Atendimento especializado: Hospital do Idoso contará com 56 leitos e investimento de mais de R$ 15 milhões
-
2ACIDENTE
Caminhoneiro embriagado causa caos na BR-116 e é resgatado preso na cabine
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura omite valores de contratações para festas juninas e fere princípio da publicidade
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos