Cidades

Setur investe em políticas públicas para fomentar turismo no Sertão de Alagoas

Com foco na regionalização e interiorização do turismo expectativa é que a região se consolide no cenário nacional e internacional

17/09/2023
Setur investe em políticas públicas para fomentar turismo no Sertão de Alagoas

O estado de Alagoas, conhecido nacional e internacionalmente pelas praias azuis de águas mornas e rica cultura, reserva em seu território uma joia natural que vem conquistando o coração de visitantes de todo o mundo: os Cânions do São Francisco. Situada no Sertão alagoano, esta região turística oferece uma experiência única devido à sua grandiosidade geológica que margeia o Rio São Francisco.

Justamente com o objetivo de desenvolver o potencial turístico do Sertão alagoano, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) tem desempenhado um papel importante para o trade turístico contemplando com o desenvolvimento de políticas públicas, as sete cidades que compõem a região dos Cânions do São Francisco - Água Branca, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado, Pariconha, Pão de Açúcar e Piranhas.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o futuro é promissor naquela área, com um aumento constante no fluxo de turistas que desejam explorar essa experiência única. “Estamos comprometidos em preservar e promover essa região incrível, ao mesmo tempo em que proporcionamos oportunidades econômicas para as comunidades locais. Em Alagoas, o turismo é uma importante ferramenta de transformação social, gerando cada vez mais emprego e renda para nossos cidadãos. Em parceria com a iniciativa privada, temos conseguido desenvolver políticas públicas cada vez mais assertivas e isso tem trazido resultados cada vez mais positivos para o Destino Alagoas", explicou a secretária de Estado.

Entre as iniciativas desenvolvidas pela Setur está o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits). O documento, construído em diversas reuniões, ao longo de um ano, com a comunidade local, trade turístico e gestores públicos, visa elaborar planos para consolidar a infraestrutura e a sustentabilidade turística das regiões, com soluções de curto, médio e longo prazo.

A audiência pública para discutir o produto final do Pdits na região Cânions do São Francisco foi realizada em 27 de julho, na cidade de Delmiro Gouveia. Estes projetos, que estão em desenvolvimento também em outras regiões turísticas do estado, são financiados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF).

ESCOLA DO TURISMO


Resolver um dos principais gargalos do turismo em Alagoas foi o objetivo da Setur ao criar o Programa Escola do Turismo. A iniciativa oferece 11 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação para a população, para atender de forma qualificada os turistas e, assim, começar a sanar o déficit de cerca de 50 mil profissionais qualificados que já poderiam estar contratados em Alagoas, se tivessem capacitação adequada. Desde que o programa entrou em vigor, já foram disponibilizadas mais de 170 vagas para cursos gratuitos como aperfeiçoamento para garçom, noções básicas para camareiras e excelência no atendimento ao turista somente na região Cânions do São Francisco.

As aulas do Programa Escola do Turismo são ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal) na própria região. Para a superintendente de infraestrutura logística para o turismo da Setur, Sandra Villanova, o programa é uma oportunidade para quem busca o primeiro emprego ou a requalificação no mercado de trabalho. “Em todas as áreas, é necessário termos profissionais capacitados. Muita gente não imagina todas as especificidades e detalhes que as diversas atividades do turismo possuem e a Escola do Turismo é uma excelente oportunidade para quem quer começar em uma profissão”, explicou a superintendente.

Além disso, a Setur investiu na sinalização turística da região, seguindo padrões internacionais para facilitar a navegação dos visitantes e tornar a experiência mais segura. O plano de sinalização da região contará com mais de 260 sinalizações nas cidades e rodovias estaduais e federais da redondeza.

INCENTIVO


Outra iniciativa importante oferecida para o trade turístico pelo Governo de Alagoas é o Crédito do Turismo. Já disponível para empresas de pequeno, médio e grande porte, a ação oferta empréstimos de R$ 5 mil a R$ 400 mil com condições especiais abaixo do mercado, para que as empresas do ramo turístico possam investir em melhorias nos seus empreendimentos.

Atualmente, o trade turístico de Alagoas dispõe de 45 mil leitos em diversos tipos de meios de hospedagem e mais de 3.500 deles estão na região dos Cânions do São Francisco.

Utilizando recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), o objetivo do Crédito do Turismo é promover o desenvolvimento do turismo em todo o estado, seja em expansão ou renovação dos empreendimentos.

Segundo a superintendente de planejamento e prospecção de negócios turísticos da Setur, Selefe Gomes, a promessa de campanha cumprida pelo governador Paulo Dantas traz mais uma oportunidade de fortalecimento do setor. “Majoritariamente, o trade turístico é composto pela iniciativa privada, mas, com o auxílio do poder público, as políticas públicas podem ser desenvolvidas por nós para atender melhor às demandas, como é o caso do Crédito do Turismo. É muito importante termos incentivos que possam contemplar desde os MEI’s até as grandes empresas”, ressaltou Selefe.

Para obter alguma das linhas de crédito, os interessados devem entrar em contato com a Agência de Fomento de Alagoas - Desenvolve por meio do site www.desenvolve-al.com.br, pelos contatos de WhatsApp 82 98727-9957 e 82 98845-8393, ou buscando a sede da Agência da Desenvolve em Maceió e em Arapiraca.

É possível ainda obter atendimento presencial em uma Sala do Empreendedor nas seguintes cidades: Arapiraca, Cajueiro, Campestre, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Jequiá da Praia, Junqueiro, Maravilha, Olho d'Água das Flores, Penedo e União dos Palmares.