Geral
Usuários do Caps Noraci Pedrosa participam de campeonato de xadrez

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noraci Pedrosa, no Jacintinho, participaram, durante toda esta semana, do 3° Congresso Internacional dos Esportes da Mente, que aconteceu no Ginásio do Sesi, localizado no Trapiche. A participação ocorreu com o objetivo de promover bem-estar, saúde e diversão aos beneficiários dos serviços.
A usuária Isabela Calixto levou o 1º lugar da competição e Paulo Henrique Soares da Silva, a 5ª colocação.
Segundo servidores do Centro, desde a implantação da residência terapêutica no Caps Noraci Pedrosa, há cerca de cinco anos, alguns usuários começaram a jogar xadrez. Desde então um grupo se reúne às terças-feiras para partidas, momento reservado para competições e oficinas para novos participantes.
De acordo com informações da equipe multiprofissional, os encontros têm despertado trabalho colaborativo e empatia entre usuários. A atividade estimula a capacidade de pensamento estratégico para resolver problemáticas do jogo e de situações pessoais.
“Ações como essas geram autonomia, além de colaborar com a saúde mental, psíquica e emocional dessas pessoas que são reféns de uma sociedade que os limita. Seja qual for o esporte, é um divisor de águas, contribui para a saúde física e biológica, além da emocional. Se falando em xadrez, desperta o raciocínio lógico e a capacidade estratégica de pensamento. Sem falar que os usuários se sentem capazes”, disse Sidney Pimentel, educador físico do Caps Noraci Pedrosa
A gerente do Caps Noraci Pedrosa, Mônica Lívia de Oliveira Melo, ressaltou os impactos positivos ligados à saúde mental e destacou as oportunidades para inserir os usuários na sociedade com eventos integradores.
“Essa participação é um grande estímulo para que os pacientes continuem no tratamento e percebam que têm condições de melhorar, além de refletir que é possível estar inseridos na sociedade. Esse evento é um incentivo para os usuários darem continuidade às terapias ocupacionais, atividades esportivas e artísticas, em prol da saúde. Isso demonstra que estão no caminho certo, que as oportunidades estão além dos muros da unidade”, afirmou Mônica.
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2CONGRESSO
Câmara pode votar projeto que amplia remuneração de fiscais agropecuários que atuam contra gripe aviária
-
3
Misa recebe exposição ‘Terra’ com fotografias de Sebastião Salgado
-
4ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
5UCRÂNIA
'Zelensky chorará lágrimas de crocodilo': especialista dá detalhes da zona tampão russa na Ucrânia