Geral
Além de Leticia Sabatella, conheça outros 5 famosos que foram diagnosticados com autismo já na fase adulta
O bilionário Elon Musk e a cantora Sia foram alguns que falaram recentemente sobre sofrer da condição

A atriz Letícia Sabatella, de 52 anos, revelou ter sido diagnosticada com um grau leve de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em entrevista ao podcast “Papagaio Falante”, a artista disse que a descoberta é recente e procurou ajuda de especialistas como psiquiatras e neurologistas para entender um pouco mais sobre seu diagnóstico.
“Quantas vezes eu perdia a amizade ou as pessoas ficavam magoadas comigo porque eu não conseguia sair de casa. Eu não conseguia ir ao cinema, porque é uma experiência sensorial muito forte, como se eu estivesse tendo um sonho premonitório que iria definir a minha vida, de tão sensível”, disse em publicações nas redes sociais.
Ela também explicou que seu grau leve é conhecido como Asperger e que ela possui fases ativas e passivas. A atriz disse ainda que foi o diagnóstico na filha, Clara, de 30 anos, fruto da relação com o também ator Ângelo Antonio, que desperou seu interesse para buscar apoio médico.
É cada vez mais comum artistas, seja no mundo da música, cinema ou televisão, ser diagnosticado com o espectro autista de maneira tardia. Outros nomes, nacionais e internacionais também receberam essa resposta anos mais tarde.
Sia
Como é o caso da cantora australiana, Sia, que aos 47 anos, recebeu o diagnóstico. Durante uma entrevista em maio deste ano a cantora disse que apenas hoje ela é capaz de se enxergar de forma diferente e é capaz de se amar.
O que é o vírus Nipah: transmitido por morcegos, que fez a Índia fechar escolas e escritórios esta semana
“Ninguém jamais poderá conhecê-lo e amá-lo quando você estiver cheia de segredos e … vivendo com vergonha. E quando finalmente nos sentamos em uma sala cheia de estranhos e contamos a eles nossos segredos mais profundos, sombrios e vergonhosos, e todo mundo ri junto com a gente, não nos sentimos como pedaços de lixo pela primeira vez em nossas vidas. Nos sentimos vistos pela primeira vez por quem realmente somos, então podemos começar a sair para o mundo apenas operando como humanos e seres humanos com corações e não fingindo ser nada”, completou ela.
Anthony Hopkins
O consagrado e premiado ator Anthony Hopkins, revelou publicamente que foi diagnosticado com autismo na vida adulta, aos 70 anos de idade. E que foi por causa de sua esposa que ele começou a pesquisar mais sobre o transtorno.
"Na verdade, não acredito nisso. Não me sinto diferente. Talvez eu esteja errado. Talvez eu seja ignorante. Eles chamam de neurodiversidade. É um rótulo chique", disse em entrevista à revista GQ. Assim como Leticia Sabatella, Hopkins também foi diagnosticado com o grau leve da doença.
Dan Aykroyd
O ator e comediante Dan Aykroyd, famoso por seus papéis em filmes como "Os Caça-Fantasmas", "Os Irmãos Cara-de-Pau", contou que recebeu o diagnóstico do transtorno do espectro autista no início de sua vida adulta, mas só revelou que tem a condição recentemente.
CANAIS: Siga o novo canal do GLOBO no WhatsApp e acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo
O ator também falou abertamente sobre como o autismo o ajudou a se concentrar em suas habilidades criativas e como isso o inspirou a escrever roteiros de filmes.
Elon Musk
O bilionário, dono da Tesla e do X (antigo Twitter), também revelou recentemente o seu diagnóstico. Ele também tem a síndrome de Asperger. Ele revelou em 2021, quando apresentou um episódio do programa norte-americano “Saturday Night Live”.
Leilah Moreno
Uma das protagonistas da série "Antônia" (2006), Leilah Moreno também recebeu diagnóstico do espectro autista tardio, após os 25 anos e disse que foi libertador se conhecer.
“A forma de me comunicar, me conectar com as pessoas e ver o mundo eram diferentes. Achava que isso era porque eu era artista, criança ou aquariana. Tinha um mundo muito particular e imenso. Não fui uma autista não-verbal, fui comunicativa, mas tive momentos de isolamento, ainda tenho. Tinha bastante ressaca social. Convivia bem com a família, brincava, mas, sempre que acabava a festa, precisava me isolar. Isso me deixava encucada. Ficava sobrecarregada com barulho, muitas informações”, disse em entrevista ao Gshow.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5DESCASO
Servidores de Palmeira dos Índios são lesados por plano da Unimed Metropolitana