Variedades
Chico, que Chico? Luísa Sonza bomba com música que leva o nome de seu namorado; veja uma lista com outros Chicos famosos
Buarque, Bento, Xavier, Anysio, Mendes, são alguns dos muitos Chicos conhecidos no Brasil

O que não falta no Brasil é Chico. O famoso nome Francisco, que batiza mais de 1,7 milhões de pessoas no país, de acordo com o IBGE, reúne um vasto grupo de personalidades que fazem parte da cutura brasileira, e identifica até um de nossos principais rios. Além de cantores, atores, filósofos e compositores, "Chico" também é o nome do mais novo sucesso da cantora Luísa Sonza, em homenagem ao seu namorado, Francisco Veiga, conhecido na internet como Chico Moedas.
Influenciador faz declaração de aniversário para Luísa Sonza e assume namoro: 'Te quero todos os dias'
Caetano Veloso entra em discussão sobre 'Chico', música que Luísa Sonza fez para namorado
A canção, que está em primeiro lugar entre as mais tocadas no Brasil, no aplicativo de música Spotify, não saiu do topo das paradas nacionais desde seu lançamento, no dia 31 de agosto, como parte do novo álbum da cantora "Escândalo Íntimo''. Na última quinta-feira, a composição entrou no ranking das 30 faixas mais tocadas no mundo, alcançando a 27ª posição no ranking global da plataforma, chegando a mais de 2,5 milhões de reproduções. Além desse fenômeno, o casal é um dos assuntos mais comentados desde o anúncio do namoro, há dois meses, o que ganhou proporções ainda maiores entre os internautas com a chegada da canção, que, com uma levada no estilo Bossa Nova, é uma declaração de amor a Chico. Veja a seguir quem é o cara que ganhou o coração da artista e seus xarás famosos.
Chico Moedas
O influenciador digital Chico Veiga, de 27 anos, mais conhecido pelo apelido Chico Moedas, nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e ganhou fama na internet ao participar de vídeos do streamer Casimiro, de quem é amigo pessoal. Investidor em Bitcoin e com mais de 500 mil seguidores em seu perfil no Instagram, o jovem colaborou em vários conteúdos ao lado do youtuber, sobretudo em reações a vídeos que mostram o interior de casas luxuosas ao redor do país.
Após assumir o relacionamento com a cantora em julho, ele ganhou uma música com seu nome no novo disco de Luisa Sonza, ‘Escândalo Íntimo’. O rapaz chamou atenção de Luísa Sonza depois de aparecer no podcast "Match — O papo", apresentado pela atriz e comediante Valentina Bandeira, há mais ou menos dois meses. Recortes da entrevista bombaram nas redes e cativaram a artista, que comentou "Gente, quem é ele?", à época.
Chico Buarque
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, é um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), com letras e sucessos que marcaram gerações desde as décadas de 60 e 70, especialmente durante a ditadura militar. Nascido no Rio de Janeiro, o cantor, compositor, e escritor conta com uma discografia de aproximadamente oitenta álbuns.
Ganhou destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, 'Chico Buarque de Hollanda', e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música 'A Banda'. Autoexilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão do regime militar, retornado no ano seguinte e se consolidando como um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização.
Chico Anysio
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio, foi um dos artistas mais multifacetados do cenário artístico brasileiro, com destaque para o humor. Nascido no município de Maranguape, no Ceará, Chico foi comediante, ator, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador, compositor e pintor. Ficou conhecido por seus inúmeros programas humorísticos como 'Escolinha do Professor Raimundo', 'Chico City' e 'Chico Anysio Show', tendo criado mais de duzentos personagens em seus 65 anos de carreira. Considerado um dos maiores humoristas brasileiros, o artista morreu em 2012, aos 80 anos, por falência múltipla dos órgãos.
Chico Bento
Francisco Antônio Bento, o Chico Bento, é um dos personagens principais do universo da Turma da Mônica, criado pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. Inspirado em um tio-avô de Maurício, morador do município de Santa Branca, na Região Metropolitana de São Paulo, o personagem ganhou vida em 1961, mas só estreou em 1963, como coadjuvante das tirinhas dos personagens Hiroshi e Zezinho.
Representado como o estereótipo do caipira brasileiro, Chico anda descalço e usa chapéu de palha. Vivendo com seus pais, Seu Bento e Dona Cotinha, em um sítio nos arredores da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo, seu núcleo aborda os hábitos da vida no interior, assim como os folclores e lendas nacionais, tais como a Mula-sem-cabeça, o Saci, o Lobisomem e o Curupira.
Chico Bosco
Francisco de Castro Mucci, conhecido como Chico Bosco, é um filósofo, colunista, ensaísta, letrista e compositor brasileiro. Carioca, Bosco é formado em Jornalismo e doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Filho do cantor e compositor João Bosco e da artista plástica Angela Bosco, foi coordenador da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles (IMS) e presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Francisco também atua como escritor, sendo autor dos livros 'Da amizade', 'Banalogias' e 'Alta ajuda'. Ele trabalhou como letrista em três álbuns da carreira de seu pai: 'As Mil e Uma Aldeias', 'Na Esquina' e 'Malabaristas do Sinal Vermelho'. Desde 2018, integra o elenco fixo do programa 'Papo de Segunda', do canal GNT.
Chico Chico
Francisco Ribeiro Eller, que responde pelo nome artístico Chico Chico, é um cantor e compositor carioca, filho da cantora Cássia Eller (que morreu em 2001) e de sua mulher Maria Eugênia Vieira Martins. Além de seguir carreira solo na música, ele é vocalista das bandas 2x0 Vargem Alta e 13.7, e forma uma dupla com João Mantuano. Em 2020, lançou um álbum em parceria com Francisco Gil, filho de Preta Gil, intitulado 'Onde?'. Foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa pela canção 'A Cidade' em parceria com João Mantuano, e por seu primeiro álbum solo, 'Pomares', como Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
Chico Science
Francisco de Assis França, conhecido como Chico Science, foi um cantor e compositor brasileiro, líder da banda Chico Science & Nação Zumbi. Nascido em Olinda, o pernambucano foi um dos principais colaboradores do movimento manguebeat em meados da década de 1990, com dois discos gravados: 'Da Lama ao Caos' e 'Afrociberdelia'. Sua carreira foi encerrada precocemente, em 1997, aos 30 anos, quando sofreu um acidente de carro em vias que ligam Olinda ao Recife.
Chico Mendes
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, foi um seringueiro, sindicalista e ativista político brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das árvores nativas. Com reconhecimento internacional, Chico foi assassinado por fazendeiros em 1988, no município de Xapuri, onde nasceu, no Acre. Sua morte foi noticiada ao redor do mundo.
Entre 1987 e 1988, Chico Mendes foi premiado por sua ação, recebendo o Global 500 da Organização das Nações Unidas (ONU), na Inglaterra, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos. Após a sua morte, prêmios, parques, institutos e memoriais foram criados para divulgar seu legado e homenagear o líder seringueiro.
Chico Xavier
Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do espiritismo no Brasil. Nascido no município de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, escreveu mais de 450 livros, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos. Chico Xavier psicografou cerca de dez mil cartas, sem nunca cobrar pela ação. Reconhecido como uma das maiores personalidades religiosas do Brasil, em 1981 e 1982 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Em 2002, morreu aos 92 anos, em Uberaba, Minas Gerais.
Francisco Alves
Francisco de Morais Alves, mais conhecido como Chico Alves ou Chico Viola, é considerado um dos maiores, mais populares e versáteis cantores brasileiros. Nascido no Rio de Janeiro, seu timbre lhe concedeu, em 1933, a alcunha de "Rei da Voz", dada pelo radialista César Ladeira. Voz essa eternizada na primeira gravação de disco elétrico feita no Brasil.
Seu trabalho abriu portas para compositores como Cartola, Heitor dos Prazeres ou Ismael Silva. Também é em sua voz a primeira gravação do samba 'Aquarela do Brasil', do parceiro Ary Barroso.
Velho Chico
O rio São Francisco, apelidado popularmente como Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul. Com nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, em Minas Gerais, o rio passa por cinco estados e 521 municípios. Ele atravessa os estados de Minas Gerais e da Bahia, determina ao norte a fronteira entre a Bahia e Pernambuco e constitui a divisão natural entre os estados de Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico. Ele se estende por 2.814 quilômetros, com uma bacia hidrográfica com uma área de aproximadamente 641 mil quilômetros quadrados.
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira