Internacional
Resgate de americano que teve hemorragia a 1,1 mil metros de profundidade em caverna dura cerca de 144 horas
Operação foi iniciada na terça-feira; Mark Dickey chegou a receber transfusões de sangue

O pesquisador de cavernas americano que ficou doente há oito dias a mais de 1.100 metros de profundidade em uma caverna na Turquia foi levado até 500 metros da superfície pelos socorristas, anunciou a Federação Turca de Espeleologia neste domingo. A operação de resgate, iniciada na terça-feira, já dura cerca de 144 horas.
Mark Dickey, de 40 anos, sofreu uma hemorragia abdominal enquanto explorava o sistema de cavernas de Morca, no sul da Turquia, com uma equipe internacional.
"Ele está agora a 500 metros" de profundidade. "Metade da distância foi percorrida", informou a Federação Turca de Espeleologia na rede social X (antigo Twitter).
Dickey, que estava a 1.120 metros abaixo da terra quando ficou doente, havia sido colocado sob observação em 2 de setembro em um acampamento localizado a -1.040 metros, onde recebeu transfusões de sangue e teve o quadro de saúde estabilizado.
A caverna Morca é a terceira mais profunda da Turquia, segundo a federação, com profundidade máxima de 1.276 metros. As equipes de resgate disseram que essa operação pode levar vários dias.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
4PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado