Internacional

Epicentro de terremoto no Marrocos foi em região turística; mapa mostra locais afetados

Ao menos 820 pessoas morreram por conta do tremor

Agência O Globo - 09/09/2023
Epicentro de terremoto no Marrocos foi em região turística; mapa mostra locais afetados

O Marrocos foi atingido na noite desta sexta-feira por um terremoto de magnitude 6,8 que matou ao menos 820 pessoas, segundo o mais recente balanço oficial. Com o epicentro na cidade turística de Marrakech, vários edifícios especialmente nas províncias e municípios de al Haouz, Taroudant, Chichaoua, Ouarzazate e Marrakech, no sudoeste, desabaram. Veja abaixo um mapa com as regiões atingidas pelo fenômeno:

Leia mais: Terremoto no Marrocos deixa ao menos 820 mortos, aponta novo balanço

O terremoto aterrorizou a população, que fugiu de suas casas no meio da noite. O Ministério do Interior informou que há 672 ferido feridos, dos quais 205 graves.

O choque foi sentido até na capital Rabat, a centenas de quilômetros de distância, e em cidades costeiras como Casablanca ou Essaouira, até mesmo no país vizinho, a Argélia.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto foi de magnitude 6,8 e ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, com epicentro 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech às 23h11, horário local (22h11 GMT).

— Sentimos um tremor muito violento, percebi que era um terremoto — disse Abdelhak el Amrani, um morador de Marrakech, de 33 anos, à AFP em entrevista por telefone.

— Vi os prédios se movendo. Não temos reflexos para esse tipo de situação. Então saí e havia muitas pessoas do lado de fora. As pessoas ficaram chocadas e em pânico. As crianças choravam, os pais estavam indefesos — disse Amrani.