Internacional
Papa expressa 'profunda solidariedade' com Marrocos após terremoto

O Papa Francisco manifestou este sábado a sua solidariedade aos marroquinos afetados por um terramoto devastador que causou a morte de pelo menos 820 pessoas neste país do Norte de África.
"O Papa expressa a sua profunda solidariedade às vítimas desta tragédia”, afirma uma mensagem enviada a Marrocos pelo Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.
O tremor fez prédios desmoronarem, especialmente nas províncias e municípios de al Haouz, Taroudant, Chichaoua, Ouarzazate e Marrakech, no sudoeste. O Ministério do Interior informou que há 672 ferido feridos, dos quais 205 graves.
O choque foi sentido até na capital Rabat, a centenas de quilômetros de distância, e em cidades costeiras como Casablanca ou Essaouira, até mesmo no país vizinho, a Argélia.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto foi de magnitude 6,8 e ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, com epicentro 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech às 23h11, horário local (22h11 GMT).
— Sentimos um tremor muito violento, percebi que era um terremoto — disse Abdelhak el Amrani, um morador de Marrakech, de 33 anos, à AFP em entrevista por telefone.
— Vi os prédios se movendo. Não temos reflexos para esse tipo de situação. Então saí e havia muitas pessoas do lado de fora. As pessoas ficaram chocadas e em pânico. As crianças choravam, os pais estavam indefesos — disse Amrani.
A mídia marroquina informou que este é o terremoto mais poderoso registrado neste reino no Norte da África. O Ministério do Interior afirmou que as autoridades mobilizaram “todos os recursos necessários para intervir e ajudar nas zonas afetadas”.
Os hospitais de Marrakech registaram um “fluxo maciço” de feridos e o centro de transfusão de sangue local lançou um apelo à população para fazer doações.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRAGÉDIA NO INTERIOR
Menino de 3 anos morre afogado em piscina no dia do próprio aniversário em Girau do Ponciano