Geral
Sede dos próximos jogos paralímpicos, Paris ainda não é acessível

O que se espera de uma cidade que vai sediar os jogos paralímpicos? No mínimo que ela seja acessível, não é? Mas parece que esse ainda não é o caso de Paris que vai receber os jogos em 2024.
De acordo com ativistas locais pela acessibilidade, em apenas 9% das estações de metrô da cidade dá para entrar sem escadas, o que dificulta a locomoção de quem usa cadeiras de rodas.
Em uma cidade com as ruas frequentemente engarrafadas, o metrô é uma forma mais rápida de deslocamento. Por exemplo, uma viagem de 35 minutos de metrô separa a histórica ponte Alexandre III, onde será realizada a natação do triatlo, da Porte de la Chapelle, onde serão as competições de basquete e ginástica rítmica. O mesmo caminho feito de ônibus duraria mais que o dobro do tempo.
A operadora de transportes da cidade se comprometeu em aumentar a acessibilidade para 14% das estações do metrô parisiense, até o início dos jogos. De acordo com a empresa, a dificuldade de ampliação seria a idade da rede de metrô, construída há quase 100 anos.
O comitê organizador de Paris 2024 espera quatro mil espectadores usando cadeiras de rodas durante os jogos olímpicos, que começam em 26 de julho, e outros dois mil e seiscentos para os jogos paralímpicos, um mês depois.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri