Internacional

Furacão Idalia: veja imagem do momento em que casa é destruída

Residência é levada pela enxurrada e pelo vento em menos de uma hora

Agência O Globo - 31/08/2023
Furacão Idalia: veja imagem do momento em que casa é destruída

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que uma casa na cidade costeira de Horseshoe Beach, na Flórida, foi totalmente destruída pelo furacão Idalia nesta quarta-feira. A residência é levada pela enxurrada e pelo vento em menos de uma hora.

O vídeo começa mostrando a casa atingida pelo vendaval que chegou a 215 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC). O relógio da câmera de vigilância registra que eram 8h09.

Cerca de 16 minutos depois, a chuva já provoca enchente e entra na casa. Às 8h34, parte da residência começa a ceder com a força da enxurrada.

Passados mais 15 minutos, a água está quase na altura do telhado, e a casa começa a ser arrastada. Às 9h03 a residência tinha sido completamente levada pelo furacão.

Balanço dos estragos

Após a passagem do Idalia, o governo da Flórida começou nesta quinta-feira a avaliar os danos provocados pelas inundações. O furacão foi rebaixado à categoria de tempestade tropical e avança pela costa sudeste dos Estados Unidos, mas ainda mantém em alerta os estados da Geórgia e das Carolinas (Sul e Norte) devido a chuvas torrenciais e inundações nas zonas costeiras.

O Idalia tocou o solo na manhã de quarta-feira na Flórida, perto de Keaton Beach, como furacão de categoria 3 (em uma escala de 5), com ventos de até 215 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), depois de iniciar sua trajetória na segunda-feira em Cuba.

Só neste ano já houve 94 execuções: Opositor saudita é sentenciado à morte por tuítes para nove seguidores

Enquanto atravessava o estado da Carolina do Sul durante a noite, os ventos atingiram velocidade máxima de quase 100 km/h. O estado segue com chuvas intensas, e uma possível combinação desse fenômeno com a maré alta causa receio em cidades costeiras. Na manhã desta quinta-feira, os resquícios do furacão também causaram inundações repentinas na Carolina do Norte.

Em alguns pontos na Flórida, as autoridades ordenaram milhares de moradores a sair de suas casas em vários pontos do estado, mas muitos se recusaram a deixar suas moradias. Em Steinhatchee, uma pequena cidade de mil habitantes que fica 30 km ao sul de Keaton Beach, a rua principal, quase deserta, ficou alagada e parecia a extensão de um rio próximo.

Na área de Tampa Bay, que tem mais de 3 milhões de moradores, as ruas ficaram inundadas e alguns moradores foram obrigados a utilizar embarcações em seus deslocamentos. Na cidade de Perry, na Geórgia, uma das mais afetadas pelo furacão, a força dos ventos, que também chegaram a quase 100 km/h, arrancou muitas árvores.