Internacional
Campanha estimula motoristas a beber e dirigir em seguida no Japão
Iniciativa da polícia japonesa busca, na prática, sensibilizar população para os perigos de dirigir embriagado. Ideia surgiu após três crianças serem atropeladas por condutor alcoolizado na cidade

Uma campanha organizada pela polícia japonesa sobre os riscos de dirigir embriagado resolveu expandir a didática — e mostrar os perigos na prática. O Departamento de Polícia de Chikushino, em Fukuoka, estimula os participantes a dirigirem sóbrios e depois alcoolizados a fim de avaliar e comparar os seus reflexos, informou a CNN News.
Em Chicago: Equipe de jornalistas é roubada enquanto fazia reportagem sobre onda de assaltos
Só neste ano já houve 94 execuções: Opositor saudita é sentenciado à morte por tuítes para nove seguidores
A ideia, de acordo com o jornal, surgiu a partir de uma tragédia que ocorreu na cidade de Fukuoka, sudoeste do país, em 2006. Na ocasião, três crianças foram mortas por um condutor embriagado numa ponte local.
A última edição da campanha aconteceu no dia 22 de agosto, na Autoescola Chikushino. Dez pessoas participaram da iniciativa, entre elas, um idoso de 77 anos. A ação começa com os instrutores de trânsito avaliando as habilidades de direção e os reflexos dos participantes ainda sóbrios.
Depois, os participantes recebem uma quantidade de bebida alcoólica para ultrapassar o limite legal, que, de acordo com a agência AFP, é de 0,15 mg por litro de sangue.
Na Índia: Professora incentiva estudantes a agredirem colega de classe muçulmano na Índia
— O objetivo deste evento prático é permitir que os motoristas vivenciem as diferenças entre dirigir sóbrio e bêbado, além de ter a sensação do quão perigoso pode ser dirigir alcoolizado — informou o porta-voz da polícia à CNN, acrescentando que os instrutores viajaram em cada carro durante a iniciativa.
Segundo o porta-voz citado pelo jornal, a experiência foi reveladora e mostrou como muitos participantes tinham um “excesso de confiança” na direção e acabavam, por isso, cometendo mais erros do que imaginavam.
Alguns ainda relataram ao porta-voz que, mesmo que se sentissem bem para dirigir depois de beber, eles perceberam alteração na sua habilidade no volante.
— Esperamos que mais motoristas percebam o perigo que é dirigir alcoolizado — destacou o porta-voz ao jornal americano.
Um estudo trazido pelo jornal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), de 2021, revelou que os japoneses apresentam um índice relativamente baixo no consumo de bebidas alcoólicas, ainda que bebam durante as festividades.
No país, as pessoas bebem cerca de 8 litros de álcool puro por pessoa ao ano, o que equivale a 1,6 garrafas de vinho ou cerca de 3 litros de cerveja por semana, informou a CNN.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri