Internacional
Índia usará 'homens macaco' para espantar primatas de sede de cúpula do G20
Prefeitura de Nova Délhi contratou mais de 20 pessoas que imitam os uivos e gritos dos agressivos macacos langur, inimigos naturais dos pequenos primatas rhesus
Autoridades indianas que preparam a cúpula do G20 na semana que vem contrataram equipes de "homens macaco" e exibirão imagens dos primatas para impedir que os macacos comam os adornos florais colocados para o encontro e assustem os chefes de Estado que estarão na cidade. A prefeitura de Nova Délhi contratou entre 30 e 40 pessoas, que imitarão os uivos e gritos dos agressivos macacos langur, inimigos naturais dos pequenos primatas rhesus que causam estragos nas áreas verdes da cidade.
Pouso na Lua: Robô explorador indiano confirma presença de enxofre no polo sul da Lua
Recompensa: 'Macaco mais procurado do mundo' é capturado após atacar 20 pessoas na Índia
Recortes em tamanho real dos langur também foram montados em uma tentativa de assustar os macacos.
— Não podemos tirar os macacos de seu hábitat natural, assim enviamos uma equipe de homens treinados para espantar os macacos — disse nesta quarta-feira Satish Upadhyay, vice-presidente da prefeitura de Nova Délhi.
Veja imagens inéditas: O pouso histórico do módulo da Índia em região inexplorada da Lua
Upadhyay acrescentou que os homens serão enviados aos hotéis onde estão os delegados e também para os locais onde macacos foram vistos. Em outras partes da cidade, os funcionários usarão estilingues e paus para afastar os animais.
Embora sejam venerados no país de maioria hindu, os langur são uma ameaça: destroem jardins, telhados comerciais e residenciais e, às vezes, atacam pessoas para obter comida. Durante décadas, as ruas da capital foram patrulhadas por homens com langures treinados, mas a prática terminou quando um tribunal decidiu que mantê-los em cativeiro era cruel.
Expansão do Brics: Crescimento aumenta potencial econômico e geopolítico do bloco, mas com questões éticas a reboque
A polícia indiana prepara um fechamento quase total do centro de Nova Délhi para a cúpula de 9 e 10 de setembro, com bloqueios de rodovias e um feriado declarado para esses dias.
Alguns, no entanto, questionaram o quão eficaz será a política preparada para conter os macacos. O jornal Times of India perguntou na quarta-feira: “Quantos recortes de langur são necessários para mudar a opinião de um macaco?”.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal