Internacional

Equipe de jornalistas é roubada enquanto fazia reportagem sobre onda de assaltos em Chicago

Três homens armados e com máscaras abordaram repórter e cinegrafista da Univision Chicago, levando objetos pessoais e a câmera da emissora; reportagem nunca foi ao ar

Agência O Globo - 30/08/2023
Equipe de jornalistas é roubada enquanto fazia reportagem sobre onda de assaltos em Chicago

Uma equipe de reportagem foi assaltada à mão armada, na madrugada de segunda-feira, enquanto gravava uma matéria sobre uma onda de assaltos no bairro de West Town, em Chicago, informou a Associated Press (AP).

Eleições na Argentina: Pesquisas indicam que Argentina terá segundo turno entre Massa e Milei

Só neste ano já houve 94 execuções: Opositor saudita é sentenciado à morte por tuítes para nove seguidores

O repórter e o cinegrafista da emissora de língua espanhola Univision Chicago gravavam a reportagem, que sairia no jornal da manhã, quando foram abordados por três homens mascarados e com armas de fogo, contou Luiz Godinez, vice-presidente de notícias da Univision Chicago, à agência.

— A maioria dos objetos roubados eram pessoais, mas eles levaram a câmera também — contou Godinez, afirmando que, por causa disso, a reportagem nunca chegou a ir ao ar.

Os homens, segundo a polícia citada pela AP, desceram de um sedan cinza e um SUV preto, mesmos carros usados na fuga. A corporação disse ainda que ninguém foi preso.

Segundo a polícia, as vítimas tinham 28 e 42 anos. Mais detalhes não foram divulgados pela decisão da TelevisaUnivision, da qual a Unisivion Chicago é afiliada, de resguardar as identidades e proteger a privacidade dos funcionários, informou Godinez.

Na Índia: Professora incentiva estudantes a agredirem colega de classe muçulmano na Índia

— Eles estão bem e estamos trabalhando no caso como uma equipe — informou o vice-presidente à AP.

Este é o segundo assalto de uma equipe de reportagem de Chicago só neste mês. Em 8 de agosto, um cinegrafista da WLS-TV foi agredido e roubado enquanto se preparava para cobrir uma coletiva de imprensa na zona oeste da cidade.

A onda de violência contra jornalistas levou a Associação Nacional dos Empregados e Técnicos de Radiodifusão Local 41 a alertar sobre o aumento de casos. Em comunicado, a presidente do sindicato, Raza Siddiqui, escreveu:

“Os nossos cinegrafistas e repórteres prestam um serviço público muito importante ao manter nossa comunidade informada. Estamos empenhados em garantir que sua segurança esteja em primeiro lugar”, informou o comunicado divulgado pela agência.

Na Indonésia: Professor raspa cabeça de alunas por uso incorreto de véu islâmico em escola

Siddiqui disse também ao jornal Chicago Sun-Times, citado pela AP, que algumas estações filiadas ao sindicato planejam tomar medidas de segurança adicionais, incluindo a contratação de seguranças para as equipes de reportagens.