Internacional

Professor raspa cabeça de alunas por uso incorreto de véu islâmico em escola na Indonésia

Em algumas regiões conservadoras do país, o hijab faz parte do uniforme do ensino público

Agência O Globo - 28/08/2023
Professor raspa cabeça de alunas por uso incorreto de véu islâmico em escola na Indonésia

Um professor de uma escola na cidade de Lamongan, província indonésia de Java Oriental, raspou parcialmente a cabeça de 14 meninas acusadas de usar incorretamente seus véus islâmicos, informou nesta segunda-feira Hato, diretor da instituição, que como muitos indonésios só tem um nome.

Leia também: Província ultraconservadora ordena separação por sexo em espaços públicos

Sem ajuda: Tortura de doméstica com urina, fezes e abuso sexual expõe negligência de Indonésia em proteger trabalhadores

Em algumas regiões conservadoras do país asiático, cuja população muçulmana é a maior do mundo, as estudantes são aconselhadas a usar o hijab, que faz parte do uniforme do ensino público.

— Não é obrigatório que as alunas usem o hijab, mas foi aconselhado que usassem bonés para uma aparência adequada — disse o diretor à agência AFP.

Após os protestos das famílias, o diretor afirmou que "pedimos desculpas aos pais". O professor que aplicou o castigo foi suspenso, e a escola oferecerá assistência psicológica às meninas afetadas, acrescentou Hato.

— O caso de Lamongan é provavelmente o pior de intimidação visto na Indonésia — disse Andreas Harsono, da ONG Human Rights Watch na Indonésia, à AFP.

'Somos iguais': Mulheres protestam contra segregação de gênero em Israel

Em Java, um pregador muçulmano foi preso neste mês por blasfêmia e outras acusações depois que seu internato permitiu que as mulheres pregassem e orassem ao lado dos homens.

Em outra província ultraconservadora, Aceh, as autoridades ordenaram recentemente que homens e mulheres sem laços estreitos de sangue ou de casamento fossem mantidos separados em veículos e espaços públicos.

A província, que fica na ponta norte da ilha de Sumatra, é a única no país que aplica a lei islâmica, a Sharia. Ela pune situações consideradas delitos, como jogos de azar, consumo de álcool e casos extraconjugais, com chicotadas em sessões públicas.

A Indonésia reconhece seis religiões e apoia uma versão mais tolerante do Islã, embora suas vertentes mais conservadoras venham ganhando espaço desde a queda do ditador secularista Suharto, no final da década de 1990.