Internacional
Professor raspa cabeça de alunas por uso incorreto de véu islâmico em escola na Indonésia
Em algumas regiões conservadoras do país, o hijab faz parte do uniforme do ensino público
Um professor de uma escola na cidade de Lamongan, província indonésia de Java Oriental, raspou parcialmente a cabeça de 14 meninas acusadas de usar incorretamente seus véus islâmicos, informou nesta segunda-feira Hato, diretor da instituição, que como muitos indonésios só tem um nome.
Leia também: Província ultraconservadora ordena separação por sexo em espaços públicos
Sem ajuda: Tortura de doméstica com urina, fezes e abuso sexual expõe negligência de Indonésia em proteger trabalhadores
Em algumas regiões conservadoras do país asiático, cuja população muçulmana é a maior do mundo, as estudantes são aconselhadas a usar o hijab, que faz parte do uniforme do ensino público.
— Não é obrigatório que as alunas usem o hijab, mas foi aconselhado que usassem bonés para uma aparência adequada — disse o diretor à agência AFP.
Após os protestos das famílias, o diretor afirmou que "pedimos desculpas aos pais". O professor que aplicou o castigo foi suspenso, e a escola oferecerá assistência psicológica às meninas afetadas, acrescentou Hato.
— O caso de Lamongan é provavelmente o pior de intimidação visto na Indonésia — disse Andreas Harsono, da ONG Human Rights Watch na Indonésia, à AFP.
'Somos iguais': Mulheres protestam contra segregação de gênero em Israel
Em Java, um pregador muçulmano foi preso neste mês por blasfêmia e outras acusações depois que seu internato permitiu que as mulheres pregassem e orassem ao lado dos homens.
Em outra província ultraconservadora, Aceh, as autoridades ordenaram recentemente que homens e mulheres sem laços estreitos de sangue ou de casamento fossem mantidos separados em veículos e espaços públicos.
A província, que fica na ponta norte da ilha de Sumatra, é a única no país que aplica a lei islâmica, a Sharia. Ela pune situações consideradas delitos, como jogos de azar, consumo de álcool e casos extraconjugais, com chicotadas em sessões públicas.
A Indonésia reconhece seis religiões e apoia uma versão mais tolerante do Islã, embora suas vertentes mais conservadoras venham ganhando espaço desde a queda do ditador secularista Suharto, no final da década de 1990.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió